Recursos de acessibilidade:
Criação: 31/10/25 22:23

Operação Finados reforça estrutura e acolhimento nos 22 cemitérios públicos para receber o público

Além das ações especiais de trânsito, transporte público e segurança, concessionárias prepararam uma ampla programação e reforço operacional para receber os visitantes
Agência SampaNews

Ouvir notícia
Clique para ouvir

Ler resumo da notícia

A Prefeitura de São Paulo monitora as ações para a visitação do público aos 22 cemitérios municipais e ao crematório da Vila Alpina, neste 2 de novembro, Feriado de Finados. Além das operações de trânsito, transporte público e segurança, as concessionárias responsáveis pela administração dos cemitérios municipais prepararam uma ampla programação e reforço operacional para receber os visitantes. Em 2024, mais de 250 mil pessoas passaram pelos cemitérios durante o feriado.

As ações incluem melhorias de zeladoria, segurança, serviços de apoio, missas, apresentações musicais e iniciativas de acolhimento às famílias. 

Na parte de zeladoria, as concessionárias Consolare, Cortel, Grupo Maya e Velar reforçaram limpeza, pintura das áreas comuns, manutenção dos jardins e adequação da sinalização interna, com o reforço das equipes de segurança e limpeza. Vale lembrar que, conforme o Decreto nº 59.196/2020, a manutenção dos jazigos é de responsabilidade das famílias cessionárias. 

Além de ações voltadas à saúde, inclusive mental, serão realizadas missas, cultos e atos ecumênicos. Os cemitérios Vila Nova Cachoeirinha e Dom Bosco receberão uma chuva de pétalas às 15h30 e às 16h, respectivamente. 

As administrações dos cemitérios também estarão em funcionamento durante todo o final de semana, prestando todo o apoio necessário ao público e garantir orientação adequada e agilidade aos visitantes. 

As reclamações ou denúncias relacionadas a prestação dos serviços pelas Concessionárias deverão ser registrados no Portal 156 da Prefeitura Municipal de São Paulo. www.sp156.prefeitura.sp.gov.br/portal

Segurança
Guarda Civil Metropolitana de São Paulo realizará um esquema especial de segurança durante o feriado de Finados, com o objetivo de reforçar o patrulhamento nos cemitérios da cidade. O esquema especial terá início na noite do dia 31 de outubro e se estenderá até a noite do dia 2 de novembro. O reforço abrangerá todos os locais que contam com Cemitérios e Velórios Públicos, contemplando as cinco regiões da cidade.

Serão empregados efetivo fixo, motorizado e rondas motorizadas, com foco em locais estratégicos e de grande circulação de pessoas, promovendo ação de presença e prevenção.

A atuação da GCM será feita em conjunto com outros órgãos municipais, incluindo o Serviço Funerário da cidade e as Subprefeituras, garantindo a proteção dos agentes públicos e do patrimônio público.

Além disso, o Smart Sampa, sistema de videomonitoramento com 40 mil câmeras posicionadas por toda a cidade, será utilizado para complementar a segurança, permitindo acompanhamento em tempo real e identificação de situações de risco, bem como de criminosos foragidos e pessoas desaparecidas.


Operações especiais CET e SPTrans
A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) vai monitorar o trânsito nas imediações dos cemitérios da cidade de São Paulo, neste domingo (2), das 6h às 18h, por ocasião do dia de Finados. Clique aqui para ler os detalhes.

Também haverá uma operação especial da SPTrans com 254 linhas de ônibus à disposição dos passageiros para ida aos 33 cemitérios da cidade. Clique aqui para conferir os itinerários.

Clique aqui para se informar também sobre o funcionamento nos equipamentos municipais neste feriado.


Atualização cadastral
Durante as visitas, os familiares poderão realizar o recadastramento dos seus jazigos nas administrações dos cemitérios onde são cessionários. Manter as informações atualizadas assegura que o jazigo ou ossuário permaneça regularizado e garante tranquilidade e respeito à memória de quem você ama.

O processo de recadastramento dos jazigos nos cemitérios municipais tem como objetivo atualizar e organizar os registros. O recadastramento deve ser feito presencialmente na administração do cemitério onde está localizado o seu jazigo. A falta de atualização do cadastro pode resultar interdição do jazigo e possível perda do direito de uso.


Documentos necessários:

  • Carta de concessão ou documento que comprove a titularidade;
  • Documento de identificação (RG ou CNH);
  • Comprovante de residência.
  • No caso de falecimento do titular, também será exigida a certidão de óbito, além de outros documentos do sucessor, conforme Decreto Municipal 59.196/2020.


Obras e modernização
Em 2025, a Prefeitura de São Paulo avançou com o programa de modernização e requalificação dos cemitérios municipais, com obras concluídas ou em andamento:

  • Cemitério Campo Grande: reforma completa do asfalto (concluída);
  • Crematório Vila Alpina: reforma das salas de despedida (em andamento);
  • Cemitério São Pedro: obras de revitalização (em andamento);
  • Cemitério Santo Amaro: melhorias estruturais e de acessibilidade (em andamento).

Essas intervenções integram o conjunto de investimentos previstos nos contratos de concessão, cujo objetivo é modernizar os espaços, garantir melhor infraestrutura e oferecer atendimento mais digno e acolhedor à população.


Exija o crachá:
Para garantir mais segurança, organização e respeito ao espaço público, os jardineiros, construtores e empreiteiros que atuam nos cemitérios municipais devem estar cadastrados e identificados com o novo crachá oficial da SP Regula.

Ao contratar serviços nos cemitérios, exija o crachá atualizado. Os profissionais sem identificação regularizada não estão autorizados a atuar. Essa medida protege você, que possuí jazigo neste cemitério e valoriza os bons profissionais.

Serviço – Dia de Finados 2025
Data: 2 de novembro de 2025 (domingo)
Horário de funcionamento dos cemitérios: 
Consolare (Consolação, Quarta Parada, Santana – Chora Menino, Tremembé, Vila Mariana e Vila Formosa I e II):  8h às 18h
Cortel (Araçá, Dom Bosco, Santo Amaro, São Paulo e Vila Nova Cachoeirinha): 7h às 18h
Grupo Maya: (Campo Grande, Lageado, Lapa, Parelheiros e Saudade, não passou informações): 8h às 18h
Velar (Freguesia do Ó, Itaquera, Penha, São Luiz, São Pedro e crematório Vila Alpina): 8h às 17h

Missas e cultos: programação variada em todos os cemitérios municipais. Clique aqui para consultar
Acesso: recomenda-se transporte público; haverá reforço operacional da CET e GCM
Dúvidas e reclamações: www.sp156.prefeitura.sp.gov.br/portal


Tags relacionadas

Notícias mais lidas

conteúdos relacionados

Lorem Ipsum is simply
Redes Sociais
© COPYRIGHT 2025, Prefeitura Municipal de São Paulo, Viaduto do Chá, 15 - Centro - CEP: 01002-020