Após décadas de espera, 705 famílias da região do Campo Limpo, na Zona Sul, terão em mãos os títulos que comprovam a posse legal de seus imóveis. A entrega garante segurança jurídica, valorização patrimonial e estabilidade para moradores de 15 áreas que, em alguns casos, aguardavam há mais de 40 anos por esse reconhecimento.
“É um momento bastante importante, pois esse documento é a escritura, que garante a posse definitiva desses imóveis a essas famílias, que sairão daqui hoje com seus documentos. Agora, com esse documento registrado no cartório de imóveis, garantindo que estes bens possam ser passados para os seus filhos e netos”, destacou o prefeito Ricardo Nunes.
Com esta entrega, realizada no CEU Campo Limpo, o município alcança a marca de 55.260 títulos entregues desde 2021, sendo 5.894 apenas em 2025. Só no Campo Limpo, foram 2.600 títulos já entregues desde 2021 e mais de 6 mil títulos estão com seus processos em andamento.
“Essas famílias recebem hoje muito mais do que um documento. Estamos entregando dignidade, segurança e esperança para que possam planejar o futuro com tranquilidade. A atual gestão tem um compromisso firme com a Regularização Fundiária, porque sabemos o quanto isso transforma vidas e contribui para o desenvolvimento urbano da cidade”, afirma Sidney Cruz, secretário municipal de Habitação.
O Jardim Umuarama será a comunidade com mais famílias contempladas, com 464 títulos entregues. Também receberão o documento de propriedade formal os moradores das comunidades Henri Matisse, General Vieira Rosa, Leitão da Cunha, Ugo Carnicelli, Moenda, Parque Aloysio/Parque São Luis, Jardim Campo de Fora III, Rosário Scamardi, Sóter de Faria, Francisco Soares, Catuíra, Jardim Paris, Viela do Córrego e Manoel Dias de Souza.
“É uma realização que não é só minha, mas de todos da minha região. Só tenho que agradecer por essa conquista que esperamos tanto, a realização de um sonho”, afirmou a moradora do Jardim Umuarama, Elisabeth Amorim da Conceição.
Regularização Fundiária
A Regularização Fundiária garante não apenas a propriedade formal dos imóveis, mas também segurança jurídica, acesso ao crédito, valorização patrimonial e tranquilidade para as famílias construírem o futuro de forma planejada.
Com ações contínuas de regularização, a Prefeitura reafirma seu compromisso em acelerar a titulação de áreas consolidadas em toda a capital, promovendo inclusão social, desenvolvimento urbano e fortalecimento do direito à moradia.
“Regularizar significa não apenas dar segurança às famílias, mas também promover a integração dessas comunidades à cidade formal, estimulando investimentos e melhorando a qualidade de vida de milhares de paulistanos”, reforçou o secretário.
Benefícios da Regularização Fundiária:
- Propriedade formal dos imóveis.
- Segurança jurídica.
- Acesso ao crédito.
- Valorização patrimonial.
- Estabilidade para planejamento do futuro.
- Famílias passam de possuidoras para proprietárias legítimas.
Armazém Solidário
Durante a cerimônia de entrega, o prefeito Ricardo Nunes anunciou a construção de uma nova unidade do Armazém Solidário na região do Campo Limpo.
O Programa Armazém Solidário é uma iniciativa que visa garantir o acesso a alimentos saudáveis, nutritivos e a preços mais baixos para famílias de baixa renda cadastradas no CadÚnico. O programa oferece produtos com preços entre 30% e 50% mais baixos do que os praticados em mercados convencionais, priorizando alimentos naturais e orgânicos.
Os Armazéns não comercializam refrigerantes, bebidas alcoólicas e itens ultraprossessados à fim de garantir e incentivar o consumo de alimentos saudáveis e naturais.
Para fazer compras no Armazém Solidário é preciso morar na cidade de São Paulo e ele conta também com um setor de doações advindas do Banco de Alimentos, ou seja, quem for realizar suas compras pode adquirir itens de doação que ficam disponíveis na unidade.