Recursos de acessibilidade:
VIsta noturna da Praça da Sé
Criação: 06/08/25 22:05

Após intervenções da Prefeitura na Sé, número de novas empresas cresce 21%

Reforço na zeladoria, segurança e atenção social atraem novos negócios e resgatam a importância da região central de São Paulo
Agência SampaNews

Ouvir notícia
Clique para ouvir

Ler resumo da notícia

A intensificação das ações de zeladoria, segurança e revitalização urbana promovida pela Prefeitura de São Paulo na Praça da Sé está renovando a região central, com um aumento de 21% no número de novas empresas em 2024 com relação ao ano anterior, comércio renovado e mais turistas circulando.

O número é quase o dobro da média de crescimento da capital, que foi de 12% no mesmo período. Foram 2.765 novos registros empresariais apenas no ano passado, maior número desde 2020. Somente no primeiro semestre deste ano, foram abertas 1.385 empresas.

“Não há dúvida de que hoje a Praça da Sé está resgatada na sua história”, comemora o presidente da Associação Comercial de São Paulo, Roberto Mateus Ordine. “O que hoje existe lá é realmente o que todos nós paulistanos sonhamos: um espaço livre, amplo, bem organizado, bem arrumado e digno da cidade de São Paulo.”

O cenário positivo é resultado de um conjunto de medidas adotadas pela administração municipal para requalificar um dos espaços mais simbólicos da cidade. As ações foram intensificadas em 2024, com operações diárias de limpeza e zeladoria, cercamento provisório para reformas, requalificação paisagística e reforço da presença da Guarda Civil Metropolitana (GCM), que hoje atua no local com 18 agentes e seis viaturas.

Esse esforço contribuiu diretamente para a queda nos índices de ocorrências conduzidas pela GCM na praça: foram 173 registros em 2022, número que caiu para 81 em 2024 e, até o início de agosto deste ano, está em 28 — uma redução de 65% em relação ao mesmo período de 2024. Também houve ações sociais relevantes: de janeiro a maio deste ano, as equipes da Prefeitura realizaram mais de 9 mil abordagens sociais na região, com mais de 5 mil encaminhamentos a serviços de acolhimento e saúde.

Para além dos números, a mudança é percebida por quem vive, circula ou investe na região. “A revitalização fez as pessoas retornarem ao Centro. O comércio melhorou”, compara Renata Possino Silva, de 24 anos, que atua em uma loja de bolsas e acessórios femininos na Praça da Sé há dois anos e meio. “Nem se compara este ano com o ano passado, principalmente porque as pessoas vêem os policiais nas ruas. A galera está voltando a comprar no Centro, em todas as épocas do ano. Isso não estava acontecendo depois da pandemia e nem no ano passado”, diz.

Desde março de 2024, o Marco Zero também passou a contar com uma Central de Informação Turística móvel, que já atendeu mais de 50 mil visitantes. A presença de agentes bilíngues da GCM no local tem reforçado a sensação de segurança para turistas e moradores. 

“Eu sou de Fernandópolis, interior de São Paulo. Já tinha vindo à praça outras vezes, há uns dois ou três anos, e lembro que não dava para passar aqui a pé, por medo mesmo. Hoje percebi uma mudança muito bacana, que ajuda principalmente os turistas, não só de dentro do Brasil. A Prefeitura está de parabéns, mudou muito o clima, o lugar e a receptividade da cidade. Recomendo, todos podem vir, sem preocupação, você fará uma ótima visita à cidade”, disse o vendedor Michael Azevedo, de 31.

Moradora da região há 17 anos, a dona de casa Elaine Cristina Caldas, 46 anos, ressalta a melhora da região. “Não dava para andar, a gente tinha medo. Agora não, podemos passear tranquilamente, ficar com celular na mão. Está bem melhor. As ações da Prefeitura e do Governo deixaram aqui bem legal”.

As ações na Sé fazem parte de uma estratégia mais ampla da Prefeitura de São Paulo para requalificar o centro da cidade. A meta é transformar a região em um espaço mais atrativo para moradores, empreendedores e turistas, resgatando seu valor histórico e impulsionando um novo ciclo de desenvolvimento urbano e econômico.


Tags relacionadas

Notícias mais lidas

conteúdos relacionados

Lorem Ipsum is simply