A Prefeitura de São Paulo encaminhou 405 pessoas para processos seletivos no Grande Mutirão Contrata SP – Pop Rua realizado na última terça-feira (4). O evento marcou o encerramento de um amplo ciclo de mobilização e preparação iniciado em outubro, que levou atendimentos e ações de capacitação às Vilas Reencontro e a diversos Centros de Acolhida distribuídos pelas cinco regiões da cidade (Norte, Sul, Leste, Oeste e Centro).
Dos 405 encaminhamentos para processos seletivos, 208 participantes foram pré-aprovados nas etapas iniciais, demonstrando o forte engajamento do público e a efetividade da ação na promoção da inclusão produtiva e geração de renda. O evento foi promovido pelo Cate Central, localizado na Avenida Rio Branco, 252, no Centro.
Além das entrevistas de emprego, o mutirão também contou com a presença do Cate Móvel, que prestou serviços de emissão de documentos e orientações sobre políticas públicas municipais, fortalecendo o acesso da população em situação de vulnerabilidade aos direitos de cidadania.
Realizada em parceria entre a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS) e a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (SMDET), o Contrata SP – Pop Rua teve como foco aproximar empresas e candidatos, ampliando o acesso à recolocação profissional de forma ágil, acolhedora e humanizada.
“Sabemos que é possível reconstruir trajetórias, através de caminhos de autonomia e dignidade. O Contrata SP – Pop Rua é um gesto concreto de acolhimento, respeito e confiança no potencial de cada pessoa. A nossa missão é garantir a chance de recomeçar, com oportunidades reais e o apoio necessário para transformar cada história", afirma Eliana Gomes, secretária Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social.
Com o Contrata SP – Pop Rua, a Prefeitura reforça seu compromisso com os encaminhamentos e a inclusão produtiva, valorizando a cidadania e integrando políticas públicas de assistência social e desenvolvimento econômico. A ação demonstra, na prática, a importância da união entre poder público, setor privado e população em situação de vulnerabilidade para promover autonomia, dignidade e novas perspectivas de vida.