A cidade de São Paulo atingiu mais um marco expressivo no combate à criminalidade graças à tecnologia do Programa Smart Sampa. A iniciativa da Prefeitura, voltada à segurança urbana por meio da integração de dados e do videomonitoramento inteligente, superou a marca de 3 mil prisões em flagrante realizadas pela Guarda Civil Metropolitana (GCM). Nesta quarta-feira (6), o Prisômetro instalado em frente à central de monitoramento já contabiliza 3.058 flagrantes.
O número reflete a eficácia da atuação da GCM em conjunto com os sistemas de inteligência artificial e análise de imagens em tempo real feitas a partir das mais de 31,6 mil câmeras estrategicamente posicionadas pela capital, sendo 20 mil próprias e 11,6 mil integradas de terceiros. As ocorrências incluem casos de furto, roubo, tráfico de drogas, vandalismo e outras infrações detectadas pelas câmeras integradas ao programa.
“Esse resultado mostra como a tecnologia, quando bem aplicada, pode ser uma poderosa aliada da segurança pública. O Smart Sampa representa um novo modelo de cidade inteligente, onde a informação trabalha a favor da proteção das pessoas”, considera o secretário de Segurança Urbana de São Paulo, Orlando Morando.
Um dos exemplos de prisões em flagrante realizadas com auxílio das câmeras do Smart Sampa ocorreu no Centro de Educação Infantil (CEI) Elfrida Zukowski, na Vila Fazzeoni, Zona Sul da capital. Graças ao sistema de alerta de intrusão, dois homens foram flagrados pelas câmeras e detidos minutos depois pelos agentes da GCM enquanto tentavam roubar fios de energia elétrica da unidade de ensino.
Em outra ocasião, as câmeras de videomonitoramento do Programa Smart Sampa instaladas no Parque da Independência, na Zona Sul da cidade, foram determinantes para a prisão em flagrante de um indivíduo pela GCM após furtar um celular. A partir das imagens, os agentes da central de monitoramento observaram a movimentação e acionaram a viatura mais próxima para o atendimento.
Captura de foragidos e localização de desaparecidos
Além das prisões em flagrante, o Smart Sampa vem sendo fundamental na captura de foragidos condenados pela Justiça: totalizando 1.603 criminosos identificados pelas câmeras de reconhecimento facial e detidos pelos agentes da GCM, sem que houvesse a necessidade de confrontos ou disparo de arma de fogo. Outro serviço possibilitado pela ferramenta foi a localização de 79 pessoas que estavam desaparecidas.
Implementado em 2024, o Smart Sampa tem como pilares a prevenção, a resposta rápida e a atuação integrada entre diversos órgãos municipais e estaduais. A central de monitoramento do programa foi inaugurada em julho de 2024 e fica na Rua XV de Novembro, 268, no Centro Histórico de São Paulo. Cerca de 250 agentes da Guarda Civil Metropolitana (GCM) e da Defesa Civil monitoram as ocorrências em tempo real, 24 horas por dia.