Subprefeitura Sapopemba
CIPA
LEMBRE-SE: Não há vontade tão importante nem trabalho tão urgente que não possa ser feito com segurança.
Atenção aos alimentos que parecem saudáveis mas não são
Peito de peru e bolacha integral são exemplos de alimentos que parecem saudáveis. Confira o rótulo destes produtos e veja que, na verdade, eles não são.
Muitas pessoas preferem consumir o peito de peru em vez de outros embutidos como presunto ou mortadela por achar que é uma opção mais saudável, mais light ou fit. É comum que produtos ultraprocessados como o peito de peru e a bolacha integral sejam classificados como saudáveis. Isso é resultado do forte trabalho da mídia que nem sempre passa mensagens verdadeiras.
No geral, produtos com acréscimo de conservantes, estabilizantes, corantes, edulcorantes e aromatizantes, e também com excesso de gordura vegetal hidrogenada, açúcar e sódio, não são saudáveis, pois podem trazer consequências negativas para a saúde. O alerta é do manual Alimentação Cardioprotetora, do Ministério da Saúde, em parceria com o Hospital do Coração (HCor).
Confira 9 alimentos que parecem saudáveis, mas não são:
• Embutidos (como presunto e peito de peru);
• Biscoitos e/ou bolachas integrais;
• Barra de cereal;
• Sopa instantânea;
• Pão de forma light;
• Suco de caixinha;
• Chocolate diet;
• Pipoca para micro-ondas;
• Farinha láctea
Fonte: http://www.blog.saude.gov.br/index.php/promocao-da-saude/53520- atencao-aos-alimentos-queparecem-saudaveis-mas-nao-sao
Setembro é o mês mundial de prevenção do suicídio, chamado também de Setembro Amarelo. O assunto que já foi um tabu muito maior, ainda enfrenta grandes dificuldades na identificação de sinais, oferta e busca por ajuda, justamente pelos preconceitos e falta de informação. O câncer, a AIDS e demais doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) há duas ou três décadas eram rodeadas de tabus e viam o número de suas vítimas aumentando a olhos nus. Foi necessário o esforço coletivo, liderado por pessoas corajosas e organizações engajadas, para quebrar esses tabus, falando sobre o assunto, esclarecendo, conscientizando e estimulando a prevenção para reverter esse cenário.
Um problema de saúde pública que vive atualmente a situação do tabu e do aumento de suas vítimas é o suicídio. Pelos números oficiais, são 32 brasileiros mortos por dia, taxa superior às vítimas da AIDS e da maioria dos tipos de câncer. Tem sido um mal silencioso, pois as pessoas fogem do assunto e, por medo ou desconhecimento, não veem os sinais de que uma pessoa próxima está com ideias suicidas.
A esperança é o fato de que, segundo a Organização Mundial da Saúde, 9 em cada 10 casos poderiam ser prevenidos. É necessário a pessoa buscar ajuda e atenção de quem está à sua volta.
Veja mitos comuns sobre o suicídio
'Quem fala, não faz' – Não é verdade. Muitas vezes, a pessoa que diz que vai se matar não quer "chamar a atenção", mas apenas dar um último sinal para pedir ajuda. Por isso, os especialistas pedem que um aviso de suicídio seja levado a sério.
depressão, ter uma conversa para entender o que se passa e ajudar. Não tocar no assunto só piora a situação.
'Só os depressivos clássicos se matam' – Não. Existe o depressivo mais conhecido, aquele que fica deitado na cama e não consegue levantar. Mas outras reações podem ser previsões de um comportamento suicida, como alta agressividade e nível extremo de impulsividade. Os médicos, inclusive, pedem para a família ficar atenta ao momento em que um depressivo sem tratamento diz estar bem: muitas vezes ele pode já ter decidido se matar e tem o assunto como resolvido.
'Quando a pessoa tenta uma vez, tenta sempre' – A maior parte dos pacientes que levam a sério o tratamento com medicamentos e terapia não chegam a tentar se matar uma segunda vez. O importante é buscar a ajuda.
No dia 30 de setembro é comemorado o Dia da Secretária, uma data para reconhecer o valor inestimável desses profissionais. Com dedicação e organização impecáveis, elas são o coração de muitos escritórios, garantindo que tudo funcione em perfeita harmonia.
São a primeira impressão, o suporte essencial, a memória viva do cotidiano corporativo. Com sua proatividade e atenção aos detalhes, transformam desafios em soluções, otimizando o tempo e facilitando o trabalho de todos ao redor.
Sua capacidade de multitarefa, sua discrição e seu profissionalismo são pilares que sustentam o sucesso de equipes e empresas. Elas antecipam necessidades, gerenciam agendas complexas e organizam informações vitais.
Nossa sincera gratidão a todas as secretárias por sua dedicação incansável e por tornarem o ambiente de trabalho mais produtivo e agradável. Parabéns por esta data tão importante
Edição de Texto e Imagem: Robson Luís de Assunção –
Saíba mais sobre a CIPA:
BOLETIM INFORMATIVO Nº8 CIPA SUBPREFEITURA SAPOPEMBA
BOLETIM INFORMATIVO N°7 CIPA SUBPREFEITURA SAPOPEMBA
BOLETIM INFORMATIVO N°6 CIPA SUBPREFEITURA SAPOPEMBA
BOLETIM INFORMATIVO Nº5 CIPA SUBPREFEITURA SAPOPEMBA
BOLETIM INFORMATIVO N° 4 CIPA SUBPREFEITURA SAPOPEMBA
BOLETIM INFORMATIVO N° 3 CIPA SUBPREFEITURA SAPOPEMBA
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk