Subprefeitura Vila Maria Vila Guilherme
Subprefeitura Vila Maria / Vila Guilherme realizou a limpeza de mais de 313 mil m2 de áreas em margens de córregos, em 2025
O Balanço de Zeladorias feito pela Secretaria Municipal das Subprefeituras (SMSUB), mostra um panorama geral dos serviços de limpeza realizados pela Subprefeitura Vila Maria / Vila Guilherme no ano de 2025.
Considerada uma região com muitas praças e áreas verdes, a Subprefeitura realizou cerca de 1,6 milhões de m2 em cortes de mato/grama.

Equipes de Zeladoria em Limpeza de Praças - corte de mato e grama
#PRA CEGO VER é uma fotografia tirada em área urbana, mostrando uma equipe de limpeza e manutenção de espaços públicos em ação.
Três garis ou coletores estão em primeiro plano e no centro, vestindo uniformes de trabalho de cor laranja vibrante com faixas refletivas horizontais, e usando calças laranjas sobrepostas a botas escuras. Todos usam bonés de cor azul.
O foco principal da cena é a coleta de resíduos de jardinagem (grama cortada, folhas e galhos pequenos). Os três trabalhadores estão segurando as bordas de uma grande rede de cor verde escura, parecida com uma rede de pesca ou uma lona de malha, que está cheia de material orgânico (poda). Dois dos homens usam ancinhos ou ferramentas similares para auxiliar a coleta do material na rede, enquanto um terceiro (à esquerda) a segura.
O chão no primeiro plano é coberto por grama e resíduos de poda. À esquerda, há uma árvore com folhagem verde escura.
No fundo, à direita, está um caminhão basculante ou caçamba de transporte, de cor verde escura ou preta, com a lateral da caçamba abaixada e vazia. Um quarto trabalhador, também de uniforme laranja, está em pé sobre a caçamba.
Na rua, entre os trabalhadores e o caminhão, é possível ver partes de outros veículos e estruturas urbanas, como postes e prédios residenciais de múltiplos andares no plano de fundo. A luz sugere ser dia, com céu claro.
Em resumo: A foto captura três trabalhadores uniformizados da limpeza urbana recolhendo resíduos de poda e jardinagem em uma grande rede, com um caminhão de coleta e prédios urbanos ao fundo.
Um dos destaques também está a extensão e limpeza de ramais e galerias, mais conhecidas como bocas de lobo, cerca de 59 mil metros foram limpos e desobstruídos para contenção de enchentes e alagamentos.

Reforma e Desobstrução de Galerias (bocas de lobo)
#PRA CEGO VER é uma fotografia em plano médio que mostra um trabalhador de manutenção em serviço, concentrado na construção ou reparo de uma estrutura subterrânea, provavelmente uma caixa de passagem ou galeria pluvial.
O trabalhador está parcialmente dentro de uma abertura retangular no chão. Ele veste um macacão ou uniforme de trabalho de cor laranja, com uma faixa refletiva no peito, e um capacete de segurança azul claro. Luvas de proteção de cor verde escura cobrem suas mãos.
O trabalhador está curvado, apoiando-se nas bordas brancas e cimentadas da abertura. Ele está aplicando ou alisando cimento nas bordas da estrutura, que parecem ser pré-moldadas. Há cimento fresco e úmido visível ao redor da abertura no chão.
No chão, perto do trabalhador, encontram-se ferramentas e materiais de construção: um balde branco de plástico parcialmente visível no canto superior direito, e uma régua de pedreiro ou desempenadeira de metal (prateada) e uma escova ou pincel com cabo de madeira sobre uma das bordas cimentadas.
O ambiente de trabalho é externo, sob luz natural, em uma área pavimentada. A superfície ao redor do cimento fresco parece ser de paralelepípedos ou concreto.
Em resumo: A foto captura um trabalhador uniformizado (laranja e capacete azul) e de luvas verdes realizando um trabalho de alvenaria e cimentação em uma abertura retangular no chão (caixa de passagem), com ferramentas e materiais de construção visíveis ao redor.
As galerias e sarjetas também tiveram destaque. Foram conservados e reformados 2.840 metros de extensão garantindo segurança aos pedestres e também evitando o acúmulo de resíduos e água parada em buracos causados pelas próprias enchentes.
Por ser uma das áreas da cidade que também sofrem com enchentes e alagamentos, a Subprefeitura realiza semanalmente a limpeza de córregos. Somente no ano passado, foram limpos mais de 313 mil m2. Ainda se tratando de acúmulo de lixo e enchentes, há um dado muito chamativo em relação a quantidade de resíduos retirados das regiões de bocas de lobo, poços de visita, praças, vias públicas e pontos de descarte irregular; mais de 147 toneladas foram retiradas.

Equipe de Zeladoria em limpeza das àreas de margens de córregos
#PRAÇA CEGO VER é uma fotografia externa que mostra um córrego ou pequeno rio em uma área urbana, possivelmente durante um trabalho de limpeza ou manutenção de margens.
Em primeiro plano e à direita, há uma grande quantidade de vegetação alta, com folhas longas e estreitas, de cor verde clara e escura. Essa vegetação cresce na margem do córrego.
O córrego flui no centro da imagem, da parte inferior direita para a superior esquerda. A água parece rasa e tem uma cor turva e barrenta. Lixo e detritos são visíveis nas margens e na água.
Na margem direita do córrego, em frente à vegetação alta, um trabalhador está em pé e curvado. Ele veste um uniforme de trabalho laranja de alta visibilidade e um capacete de segurança azul. O trabalhador parece estar limpando ou removendo o mato da margem.
A margem esquerda do córrego é feita de terra e entulho. Mais acima na margem, há uma estrutura de contenção ou muro de arrimo feito de pedras e alvenaria antiga, que sustenta uma área plana onde estão construções residenciais.
No plano de fundo, sobre essa área plana, é possível ver partes de residências simples (paredes brancas e telhados) e equipamentos de construção, como parte de uma escavadeira amarela e a cabine de um caminhão ou outro veículo de trabalho.
No canto superior esquerdo, outra pessoa está de costas, parecendo estar andando pela margem do córrego, vestindo roupas escuras.
Em resumo: A foto mostra um trabalhador uniformizado (laranja e azul) limpando a margem de um córrego poluído, que possui um muro de contenção na margem oposta, com casas e equipamentos de construção visíveis ao fundo.
Meio Ambiente
Em 2025, a Subprefeitura realizou cerca de 4.700 serviços de Manejo Arbóreo, que estão relacionados a plantação de novas árvores e árvores podadas ou removidas. Esse tipo de ação contribui para a conservação das áreas verdes, além de favorecer não só a segurança, como também a saúde e bem estar dos moradores.
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk