Secretaria Municipal da Saúde
UBS: saiba quando procurar este serviço na rede municipal
As Unidades Básicas de Saúde (UBS) são a porta de entrada para o Sistema Único de Saúde (SUS). A cidade de São Paulo possui 479 unidades, que funcionam de segunda a sexta-feira das 7h às 19h, e oferecem atendimentos básicos gratuitos para toda a população, por meio de equipes multiprofissionais.
Dentre os serviços oferecidos por esse equipamento estão:
- consultas em clínica geral, pediatria, ginecologia;
- vacinação para crianças, adolescentes e adultos;
- atendimento odontológico (em São Paulo, ele ocorre em 426 unidades);
- acesso a medicamentos fornecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS);
- coleta de exames laboratoriais (sangue, urina e fezes);
- inalações e curativos;
- acompanhamento de pré-natal e puerpério, entre outros.
As UBSs ficam distribuídas pelos bairros da cidade e têm como objetivo acolher a maioria dos problemas de saúde dos cidadãos, com foco, especialmente, em casos menos graves. A expectativa é que as unidades façam parte do cotidiano dos munícipes, inclusive por meio de ações educativas, de prevenção e da presença de equipes como as de Estratégia Saúde da Família (ESF), com os agentes comunitários de saúde (ACSs), e também os agentes de promoção ambiental (APA), que caminham pela comunidade e conhecem as famílias do entorno de cada UBS, sendo elos entre as unidades e os moradores.
Além disso, a rede municipal possui vários outros equipamentos para atendimento específicos a determinados públicos e demandas, que recebem encaminhamento de pacientes via UBSs; veja alguns:
- Unidade de Referência Saúde do Idoso (Ursi): especializada no atendimento de idosos frágeis e vulneráveis, por meio da atuação de uma equipe multidisciplinar com formação em geriatria e gerontologia. Há 12 unidades na capital.
- Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (Pics): atuam na prevenção de agravos, na promoção e recuperação da saúde, com a disponibilidade de práticas da medicina tradicional chinesa (que inclui acupuntura, fitoterapia, dietoterapia, práticas corporais e meditativas), além de homeopatia, ioga, dança circular, quiropraxia, musicoterapia, entre outras. Há seis Pics na capital paulista.
- Centro Especializado em Reabilitação (CER): oferece atendimento especializado para pessoas com deficiência que necessitam de reabilitação. Na capital há 28 CERs espalhados pelas regiões.
- Núcleo Integrado de Reabilitação (NIR): há três NIRs na região norte da cidade, destinados ao público que necessita de reabilitação. Uma equipe multidisciplinar faz a avaliação e acompanhamento dos casos.
- Núcleo Integrado de Saúde Auditiva (Nisa): oferece atendimento especializado e multiprofissional à pessoa com deficiência auditiva. Há um equipamento na zona norte.
- Centro de Referência Saúde do Trabalhador (CRST): tem seis equipamentos, um em cada região da cidade, com o objetivo de zelar pela saúde e bem-estar dos trabalhadores nas empresas em geral, com foco em prevenção de acidentes e adoecimentos relacionados ao trabalho.
Vale destacar que a rede municipal conta também com as Assistências Médicas Ambulatoriais (AMAs)/UBSs Integradas, que têm funcionamento de segunda a sábado, das 7h às 19h. O modelo tem como intuito unificar os dois equipamentos, para proporcionar aos usuários soluções imediatas para problemas de saúde. Encontre a unidade mais próxima da sua casa na plataforma Busca Saúde.
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk