Secretaria Municipal da Saúde

Terça-feira, 23 de Setembro de 2025 | Horário: 14:41
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SUS 35 ANOS: Saúde municipal alcança 368 UBSs certificadas em qualidade

Sistematização e melhoria de processos nas unidades resultam em melhores serviços para os pacientes, como a redução de espera por especialidades em UBS da zona leste; iniciativa é a maior do mundo em Atenção Primária
A imagem mostra três pessoas sorridentes posando para uma foto durante uma cerimônia de entrega de certificado.  No centro, uma mulher segura um certificado de Acreditação ONA Nível 1, que reconhece a qualidade de serviços de saúde. Ela veste blusa verde e calça clara. À esquerda, um homem de óculos, cabelo grisalho e terno escuro posa ao lado dela. À direita, uma mulher de óculos, cabelos grisalhos curtos, crachá de identificação e colete cinza também participa da foto.  Ao fundo, há uma tela projetada com os dizeres

Evento de certificação de UBSs da zona leste, promovido pela OSS SAS Seconci

Desde 2023, quando iniciou o processo de certificação de suas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) em qualidade, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) já alcançou a certificação nível 1 em 368 das 479 unidades, o que faz desta a maior iniciativa de acreditação em Qualidade e Segurança da assistência na Atenção Primária do mundo.

Tradicionalmente voltado para hospitais, o processo de acreditação pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), realizado em etapas, busca padronizar protocolos, melhorar processos de trabalho e ampliar a segurança do paciente em toda a rede de atenção básica de saúde. A meta da SMS é chegar a 479 UBSs certificadas.

A Fundação Vanzolini, ligada à Escola Politécnica da USP, é a Instituição Acreditadora Credenciada (IAC) responsável pela condução deste processo na rede municipal. “Antes da SMS, tínhamos 110, 120 certificados ONA emitidos, e o desafio proposto foi o de sair destes 120 certificados e somar três vezes isso”, relata Fernando Berssaneti, diretor de certificação da Fundação Vanzolini, acrescentando que, “apesar da incredulidade inicial com o tamanho do desafio, a empreitada da SMS já é um case, apresentado em congressos internacionais”.

O processo conduzido de acreditação possui várias etapas: 1) envio da documentação da UBS para a IAC; 2) aprovação da documentação pela ONA; 3) autoavaliação 4) visita de diagnóstico organizacional, que observa uma série de requisitos relacionados à estrutura física, Recursos Humanos e processos, entre outros; 5) recebimento, pelas unidades, do relatório da visita elaborado pela IAC, apontando as melhorias a serem feitas; 5) visita de certificação, para avaliar o nível de conformidade atingido pelas unidades após as melhorias; 6) homologação da certificação em qualidade pela ONA .

A certificação ONA nível 1 é válida por dois anos e, para manter o selo de qualidade, a unidade recebe mais duas visitas, aos oito e aos 16 meses após a certificação, com o objetivo de avaliar a manutenção dos padrões de qualidade e segurança observados na visita de acreditação. Quando a unidade não atinge o nível de conformidade necessário (superior a 80% no nível 1) na visita de acreditação, está prevista a realização de uma nova avaliação (revisita) após 90 dias.

Laís Borba Casella, Coordenadora Setorial de Atenção à Saúde da Unidade de Coordenação de Projetos (UCP) da SMS, explica que o processo de acreditação das UBSs era uma das metas do Programa Avança Saúde SP, parceria firmada em 2019 entre a Prefeitura do Município de São Paulo e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). 

Ela ressalta que, além das unidades de saúde, as Organizações Sociais de Saúde (OSSs), gestoras das UBSs, além de fornecedores de serviços terceirizados e a própria SMS receberam visitas de diagnóstico organizacional como parte do processo.

Conformidade = qualidade
De acordo com o chefe de gabinete da SMS, Luiz Artur Caldeira, o impacto deste processo que envolve todos os trabalhadores das UBSs é visível em diversas áreas do cuidado e gestão, com índices relevantes nas unidades acreditadas, como avanço de 60% para 90% de conformidade (ou seja, de acordo com normas, padrões e requisitos pré-estabelecidos) na gestão administrativa e financeira, de 32% para 85% na prevenção, controle de infecções e biossegurança, de 56% para 79% na Atenção Primária à Saúde e de 48% para 87% na assistência farmacêutica. 

Esses resultados na gestão de serviços, organização de fluxos e gestão de insumos garantem mais qualidade, eficiência e mais segurança nos atendimentos”, ressalta Caldeira. “Além disso, o processo de certificação em qualidade proporcionou o reforço das equipes e a criação de setores de qualidade nas próprias organizações sociais de saúde que não possuíam essa estrutura formalizada.”

Para a secretária-executiva de Atenção Básica, Especialidades e Vigilância em Saúde (Seabevs) da SMS, Sandra Sabino, “a acreditação das UBSs de São Paulo pela ONA representa um marco histórico para a saúde pública brasileira, na medida em que consolidou um modelo que pode servir de referência para todo o país, com uma rede consolidada com padrões de excelência no atendimento, sustentada por um processo contínuo de avaliação e pela capacidade de manter, em larga escala, a qualidade alcançada.”

UBS reduz espera para especialidades 
A UBS Costa Melo está localizada em Ermelino Matarazzo, na zona leste da capital, e seus 79 trabalhadores, contando equipe Multi e cinco equipes de Estratégia Saúde da Família (ESF), atendem a uma população de cerca de 18 mil pessoas. Ali, a visita de diagnóstico da ONA aconteceu em maio de 2023 e a certificação veio um ano depois, em junho de 2024. Neste intervalo, houve muito trabalho.

De acordo com a gestora, Tatiane de Aquino Bandeira, que é formada em Gestão da Qualidade há 10 anos e há cinco está à frente da unidade, o processo foi desafiador: “No início as pessoas achavam que a sistematização e padronização de processos trazia mais burocracia ao seu dia a dia, mas aos poucos eles conseguiram perceber o impacto que isso teve em termos de melhorias e segurança para todos, em especial dos pacientes”.

Segundo Tatiane, os fluxos de trabalho estabelecidos conjuntamente foram tão internalizados que hoje o sistema de gestão da qualidade utilizado na UBS recebe em média 50 notificações por mês, feitas toda vez que um trabalhador percebe alguma quebra no padrão de processo. Para realizar a notificação, basta apontar o celular para os QR codes espalhados pela unidade e relatar o problema. “O foco não está nas pessoas, está nos processos, o objetivo não é punitivo e sim educativo, é a melhoria contínua”, ressalta.

Este processo de melhoria contínua, necessário à manutenção da certificação, é capitaneado pelo Núcleo de Segurança do Paciente, formado na UBS por diferentes profissionais, responsáveis por reuniões e auditorias semanais. 

Entre as melhorias colhidas a partir deste esforço coletivo, a gestora destaca a redução de quase 300% na quantidade de pessoas em espera por consultas de especialidades no setor de Regulação, que caiu de 1.300 para uma média de 450 ao mês, graças e um processo contínuo de discussão e requalificação da espera, além da realização de busca ativa para rastreamento e diagnóstico de doenças crônicas, o “Pré-natal do Parceiro”, envolvendo os homens nos cuidados em saúde junto com suas companheiras gestantes, a melhoria no processo de automonitoramento glicêmico de pacientes com diabetes, entre outros.  “Já recebemos feedback positivo inclusive do Conselho Gestor da UBS, que percebeu a unidade mais organizada”, relata Tatiane, que em abril deste ano também comemorou com a equipe a manutenção do selo.

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