Secretaria Municipal da Saúde
Saúde promove oficinas para atualização dos protocolos de enfermagem
A Secretaria Municipal da Saúde (SMS), por meio da Área Técnica de Enfermagem da Coordenadoria de Atenção Básica (CAB), realizou, na quarta-feira (5) e sexta-feira (7), as Oficinas dos Protocolos de Enfermagem, na Universidade Nove de Julho (Uninove), campus Barra Funda. Os encontros reuniram 850 enfermeiros da rede municipal para a troca de experiências e atualização profissional com base no Conselho Regional de Enfermagem (Coren) de São Paulo sobre os protocolos assistenciais, além de melhorar o atendimento em atenção básica. “Houve mudanças importantes a partir do Coren quanto à autonomia do enfermeiro e aos processos de enfermagem, e nós atualizamos os protocolos com essas novas informações e as do Ministério da Saúde (MS). Tivemos a participação da grande maioria dos enfermeiros da atenção básica, nas sete estações de conhecimento preparadas para o evento”, explica Maria Elizabet Siqueira, coordenadora da Área Técnica de Enfermagem da SMS.
Estações de conhecimento abordaram temas relevantes
Os participantes se dividiram em sete salas temáticas sobre conhecimentos distintos e inerentes ao trabalho cotidiano. Cinco salas abordaram protocolos de saúde do adulto, da criança e do adolescente, da mulher, do idoso e anafilaxia, reação conhecida como choque anafilático, além de outras duas estações sobre ética e processos de enfermagem. Houve estudos de caso e discussões em grupo. Os profissionais receberam a orientação de monitores das Supervisões Técnicas de Saúde (STSs), das Coordenadorias Regionais de Saúde (CRSs) e de parceiros da SMS nessas atividades.
Para estimular a participação em todas as salas, cada enfermeiro recebeu um passaporte, que foi carimbado nas estações de conteúdo. “Foi uma experiência muito produtiva. Participei como monitora no protocolo de anafilaxia, que é uma das novidades, e traz mais autonomia ao enfermeiro no atendimento ao paciente com reação anafilática. Conseguimos capacitar um número expressivo de profissionais, o que certamente se refletirá na qualidade da assistência prestada na rede”, destaca Tatiane Dias, supervisora de enfermagem da SPDM PAIS.
A enfermeira Cibele Sashetto, da Unidade Básica de Saúde (UBS) Vila Cosmopolita, em Guaianases, também avaliou positivamente a iniciativa. “Aprendi novos temas que estão abordados nos protocolos e, principalmente, questões relacionadas à ética profissional”, comentou. Pedro Domiciano, enfermeiro da UBS Cosmopolita, disse que “foi fantástico aprender sobre a implementação desses processos” e que é um ganho para a categoria.
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk
