Secretaria Municipal da Saúde
Saúde promove encontro da Rede Integrada do AVC nesta quarta (12)
Nesta quarta-feira (12), das 13h às 17h, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) promove o Encontro da Rede Integrada do AVC da Cidade de São Paulo – “Conquista e reconhecimento por excelência”, reunindo profissionais da saúde da rede municipal e convidados para discutir estratégias, tecnologias e experiências bem-sucedidas na linha de cuidado do AVC. O evento também será marcado pela Certificação Angels – World Stroke Organization a todos os hospitais da rede municipal que fazem parte da Rede Integrada do AVC.
Ao longo da tarde, a programação abordará temas como os avanços e desafios da Rede AVC Integrada da capital, o manejo intra-hospitalar na fase subaguda, a gestão de altas na Linha de Cuidado do AVC, o papel dos Centros Especializados em Reabilitação (CERs) e das equipes de atenção multiprofissional (Emads) na linha de cuidado do AVC, além dos desafios na coleta de dados e no monitoramento de indicadores na rede de atenção, entre outros. Os temas serão abordados por especialistas e técnicos da rede municipal de saúde, além de convidados como a profa. Dra. Gisele Sampaio Silva, neurologista e pesquisadora da Unifesp.
A mesa de debate “Da urgência à transição de cuidado – fase aguda” reunirá como debatedores Sheila Cristina Ouriques Martins, presidente da Rede Brasil AVC; Daniela Monique Ferreira Watari, coordenadora médica da UPA Ermelino Matarazzo; Arthur Medeiros, coordenador da linha de cuidado do AVC e da residência de clínica médica do Hospital Municipal Alípio Corrêa Netto; Guilherme Ribeiro Siepe, diretor do Hospital Municipal São Luiz Gonzaga; Jhovana Amaral Ferreira, enfermeira sênior de práticas médicas do Hospital Municipal Moysés Deutsch – M’Boi Mirim; e Maristela Uta Nakano, coordenadora da Regulação Municipal (Crue).
Um dos destaques será a apresentação do projeto Telestroke, que aplica a telemedicina ao atendimento do AVC, por meio de um aplicativo que possibilita o compartilhamento de informações clínicas e operacionais do paciente, como identificação, sintomas neurológicos, sinais vitais e hospital de destino, entre a equipe intervencionista do Samu, o médico regulador e o Núcleo Interno de Regulação (NIR) do hospital que receberá o caso. A iniciativa, que começou como projeto-piloto na região sul da capital, já treinou 435 profissionais e será expandida para as demais regiões da cidade, fortalecendo a integração da rede e o conceito de que, no AVC, “tempo é cérebro”.
Durante o evento, que acontece no auditório da Uninove da Rua Vergueiro, também será entregue a Certificação Angels – World Stroke Organization, reconhecimento internacional para instituições que atingem altos padrões de qualidade no atendimento do AVC, aos hospitais municipais que compõem a rede integrada.
LEIA TAMBÉM: São Paulo implanta protocolos para infarto e AVC em 100% da rede de urgência
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk
