Secretaria Municipal da Saúde

Quinta-feira, 6 de Novembro de 2025 | Horário: 17:30
Compartilhe:

Saúde apresenta dois projetos na 1ª Conferência Internacional de Tecnologias Sociais da Memória

Boletim Gente.doc, com histórias de trabalhadores do SUS paulistano, e Fala, Ouvidor!, com perfis de ouvidores da rede, foram selecionados para a mostra de storytelling
A imagem mostra quatro mulheres posando sorridentes diante de uma tela de projeção em um auditório. Três delas vestem camisetas pretas com o logotipo dos 20 anos da Ouvidoria SUS – Cidade de São Paulo, e a quarta usa um conjunto social cinza. Atrás delas, o slide projetado exibe o título “1ª Conferência Internacional de Tecnologias Sociais da Memória – 12th International Digital Storytelling Conference”, acompanhado dos logotipos do Museu da Pessoa, StoryCenter e Sesc. À frente, há duas cadeiras de madeira e uma pequena mesa com microfone, copos e uma jarra de água, compondo o ambiente de uma apresentação ou painel do evento.

Representantes da Ouvidoria e da Assessoria de Comunicação da SMS no evento (Acervo/SMS)

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) teve dois projetos selecionados para apresentação na 1ª Conferência Internacional de Tecnologias Sociais da Memória, realizada nesta quinta-feira (6) no Sesc 14 Bis, em São Paulo. O evento, promovido pelo Museu da Pessoa em parceria com o Sesc CPF e o StoryCenter, reúne até sábado (8) profissionais de diversas áreas, pesquisadores, artistas, ativistas e gestores culturais de vários países. A programação, virtual e presencial, inclui palestras, painéis internacionais e mostras audiovisuais que conectam experiências locais e globais em torno da memória, da cultura e da justiça climática.

Os projetos apresentados pela SMS foram o boletim Gente e Gente.doc, produzido pelos núcleos de comunicação interna e digital da Assessoria de Comunicação (Ascom), e o Ouvidoria em Dados, da Divisão de Ouvidoria da Saúde. Ambos participaram na categoria histórias digitais (storytelling), sob o tema “Vidas, Vozes e Saberes em um Mundo em Chamas”.

“O evento é um convite para quem acredita no poder das histórias e dos saberes populares como força de transformação diante dos desafios globais”, destaca a organização da conferência.

A história escolhida para representar o Gente.doc foi a de Lucimar Constantino, profissional de saúde da Unidade Básica de Saúde Indígena (UBSi) Vera Poty, em Parelheiros. O episódio mostra como o trabalho do Sistema Único de Saúde (SUS) atende a população indígena com respeito às tradições e à cultura desses povos.

“Entre os 118 episódios já publicados no canal oficial da Saúde no YouTube, que conta com 107 mil inscritos, escolhemos esse por traduzir de forma sensível o trabalho humanizado da Saúde com as comunidades aldeadas e sua relação com a preservação cultural e ambiental. O IBGE mostrou recentemente que São Paulo concentra a maior diversidade de etnias indígenas do país — e, na capital, as aldeias das zonas sul e norte são um reflexo dessa presença”, explica a jornalista Christiane Santoro Balbys, coordenadora de comunicação interna da Ascom.

Já o destaque da Divisão de Ouvidoria da Saúde foi o boletim Ouvidoria em Dados, que reúne mensalmente informações e números sobre as interações com os paulistanos nos canais oficiais, além de histórias dos profissionais responsáveis por essa escuta nas unidades de saúde.

“O Fala, Ouvidor! é uma forma de dar protagonismo a essas pessoas. Falamos sobre o trabalho que realizam, mas também sobre suas trajetórias pessoais fora da rotina intensa que exige tanta humanização”, explica Rosane Jacy Fretes Fava, diretora da Divisão de Ouvidoria da SMS. Durante o painel, a gestora apresentou alguns dos perfis já publicados no boletim.

Sobre o evento
A conferência reúne pesquisadores e guardiões da memória indígena de diferentes regiões do Brasil e do mundo, além de agentes culturais de Pontos e Pontões de Cultura e organizações que atuam com patrimônio e memória viva no país. Com uma abordagem inclusiva e transdisciplinar, o encontro propõe um olhar sobre as histórias e os saberes populares como ferramentas de transformação diante dos desafios globais.

Sob o tema “Vidas, Vozes e Conhecimento em um Mundo em Chamas”, a Conferência Internacional de Tecnologias Sociais da Memória provoca uma reflexão sobre como vidas humanas e não humanas, vozes, narrativas, sonhos e memórias — tradicionais, científicas e ancestrais — podem apontar caminhos inovadores para enfrentar as urgências climáticas e sociais do planeta.

A programação se estrutura em quatro eixos principais: “Cultura para ação climática: como histórias ativam mobilizações ambientais”; “Saberes indígenas e biocentrismo: narrativas que colocam a vida no centro”; “Inovação em mídia participativa: novas formas de criar e circular conteúdo”; e “Memória e justiça na América Latina: storytelling como ferramenta de reparação”.

collections
Galeria de imagens