Secretaria Municipal da Saúde
Novembro Azul: rede municipal oferece cirurgia robótica para câncer de próstata

A Prefeitura de São Paulo oferece, há mais de quatro anos, a cirurgia robótica para o tratamento do câncer de próstata no Hospital Municipal Dr. Gilson de Cássia Marques de Carvalho, na Vila Santa Catarina. O equipamento da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), administrado pelo Einstein Hospital Israelita, é referência no tratamento oncológico na rede municipal.
Ao longo de 2024, o hospital realizou 95 prostatectomias, e, dessas, 29 foram robóticas. A prostatectomia radical assistida por robô foi incorporada em setembro deste ano no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), para tratamento de câncer de próstata. A técnica consiste na remoção completa da próstata com o auxílio de um robô, o que garante mais precisão e segurança durante o procedimento.
Segundo o assessor técnico da Saúde do Homem da SMS, Alexandre Gomes Lopes, “a cirurgia robótica é mais segura, menos invasiva e consegue minimizar uma série de efeitos indesejados ao paciente em comparação com o método tradicional”. Além disso, proporciona recuperação mais rápida e maior preservação das funções urinárias e sexuais.
O objetivo, no entanto, é que este tipo de câncer seja diagnosticado cada vez mais cedo, evitando que chegue a estágios avançados e exigindo cirurgias complexas. “Sabemos que o homem é menos engajado em seus cuidados de saúde do que a mulher, e é por isso que promovemos diversas estratégias para incentivar o autocuidado e a prevenção”, afirma Alexandre.
Ele explica que hábitos de vida saudáveis também influenciam diretamente na incidência da doença. “parte das causas de câncer estão relacionadas a questões hereditárias, mas a maioria está ligada a fatores sociais modificáveis, como má alimentação, sedentarismo, tabagismo e consumo excessivo de álcool”, complementa.
De acordo com a oncologista Gislaine Fernandes, do Hospital Municipal Dr. Gilson de Cássia Marques de Carvalho, o aumento do número de casos tratados de câncer de próstata é reflexo direto da ampliação das ações da rede e detecção precoce, como as campanhas do Novembro Azul, além do maior acesso a exames diagnósticos e da conscientização tanto de médicos quanto de pacientes. Ela reforça que o diagnóstico precoce é importante, por isso a população deve procurar a atenção primária, responsável por reconhecer sinais de alerta e encaminhar o paciente para rastreamento e exames complementares.
Avança Saúde - Homem
Como parte das ações preventivas, a Secretaria Municipal da Saúde realiza, no dia 29 de novembro, sábado, mais uma edição do Avança Saúde – Homem. Nesta data, todas as 479 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) estarão abertas, das 8h às 17h, para oferecer uma série de atendimentos voltados à saúde masculina.
Serão realizados acolhimentos, atualização cadastral e vacinal, consultas médicas e de enfermagem, testes rápidos, atenção à saúde da pessoa idosa, avaliação sobre consumo de álcool (Modera SP), tabagismo e atendimentos em saúde bucal e multiprofissional.
As ações também incluem atividades educativas sobre atividade física, alimentação saudável, saúde sexual e reprodutiva, paternidade e prevenção de doenças crônicas, reforçando a importância da adoção de hábitos saudáveis.
Imagens de apoio: https://we.tl/t-zsLtm6BCIY
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk
