Subprefeitura Santana Tucuruvi

Quarta-feira, 13 de Agosto de 2025 | Horário: 16:28
Compartilhe:

Prefeitura de São Paulo planta 300 árvores em Santana e reforça compromisso contra mudanças climáticas

Atividade na Praça Nakhle Khouri reuniu moradores, voluntários e cerca de 40 escoteiros em ação pelo meio ambiente
Uma foto tirada ao ar livre de quatro trabalhadores usando uniformes laranjas e capacetes brancos e azuis. Eles estão em uma área de grama e terra, trabalhando no plantio de várias árvores jovens que estão escoradas por estacas. No fundo, há uma rua movimentada com carros, postes de luz e árvores adultas.

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Subprefeitura Santana/Tucuruvi/ Mandaqui e da Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente, realizou neste sábado (9) uma grande ação de plantio na Praça Nakhle Khouri, em Santana, zona norte da cidade. Foram plantadas cerca de 300 mudas nativas, marcando o início da formação de um bosque no local, que será transformado em um novo espaço verde para lazer, convivência e preservação ambiental. Ao longo da semana, outras centenas de árvores serão adicionadas, totalizando as mil previstas para este ciclo.

A iniciativa integra o programa São Paulo + Verde e contou com a parceria do coletivo Pedrh90 e do projeto Embaixadores pelo Clima. Com o lema “Cada árvore plantada é um grande passo no combate às mudanças climáticas”, a ação teve como objetivo melhorar a qualidade ambiental da cidade, ampliar áreas verdes e sensibilizar a população sobre a importância da preservação e recuperação de espaços públicos.

O evento também contou com a participação ativa de cerca de 40 escoteiros do GeAr Major Brigadeiro Rui Moreira Lima, reforçando o caráter educativo da ação. “O movimento escoteiro é uma iniciativa educacional voltada para jovens, fundada por Robert Baden-Powell, que visa ao desenvolvimento integral de crianças e adolescentes por meio de atividades ao ar livre e de um sistema de valores baseado na Promessa e na Lei Escoteira. É um movimento voluntário, sem fins lucrativos e sem vínculo político-partidário, que busca formar cidadãos ativos e responsáveis, comprometidos com a construção de um mundo melhor”, destacou a presidente do grupo, Katty Ikeda Correa.

Segundo o secretário do Verde e Meio Ambiente da cidade de São Paulo, Rodrigo Ashiuchi, está é mais uma entrega do compromisso assumido pelo prefeito Ricardo Nunes de ampliar as áreas verdes da capital e combater as mudanças climáticas. “Desde janeiro, já plantamos mais de 60 mil árvores, avançando rumo à meta de 120 mil mudas nativas até a COP30. Hoje, na Praça Nakhle Khouri, em Santana, iniciamos a formação de um bosque, com 250 mudas, que fazem parte das mil previstas para esta semana. Cada plantio é um investimento no futuro sustentável de São Paulo”, diz ele.

O subprefeito de Santana/Tucuruvi/Mandaqui, Magal Guerra, destacou a importância do envolvimento comunitário: “Mais do que plantar árvores, estamos semeando cidadania e consciência ambiental. Ver a comunidade, voluntários e jovens escoteiros unidos pelo mesmo propósito mostra que o cuidado com o meio ambiente é uma responsabilidade coletiva”, afirmou.

A ação também reforça o compromisso da Prefeitura com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e com a construção de uma cidade mais resiliente e preparada para os desafios ambientais do futuro.

Serviço:
📍 Praça Nakhle Khouri – Santana – São Paulo/SP


 

collections
Galeria de imagens