Secretaria Municipal de Relações Internacionais

Segunda-feira, 13 de Outubro de 2025 | Horário: 16:26
Compartilhe:

Protagonismo global de São Paulo é fortalecido em missão a Seul

SMRI e Controladoria Geral do Município representam Prefeitura de São Paulo em eventos de alto nível da rede de cidades Metropolis e no Congresso Mundial, onde a cidade exerce vice-presidência, destacando políticas públicas locais, buscando inovações em mobilidade sustentável e prospectando cooperações

A Secretaria Municipal de Relações Internacionais (SMRI) e a Controladoria Geral do Município representaram a cidade de São Paulo, entre os dias 26 de setembro e 02 de outubro, em Seul, Coreia do Sul, na Reunião do Conselho de Diretores da rede Metropolis e no Congresso Mundial da entidade.  O evento celebrou os 40 anos da organização, do qual São Paulo é membro desde 2004. Em 2023, a capital paulista foi eleita para a vice-presidência da América Latina e Caribe da Rede Metropolis para o biênio 2024-2026, reforçando a posição da capital paulista em fóruns internacionais. 

Participação Estratégica e Governança 

No dia 29 de setembro, a representante paulistana, a coordenadora da SMRI, Camila Gomes de Assis, participou da Reunião do Conselho de Diretores, principal instância deliberativa da rede. Entre os temas de destaque, estiveram o calendário de 2026, a convocatória para cidades interessadas em sediar eventos no mandato 2027-2029 e a admissão de novos membros, como a cidade de Nairóbi (Quênia) e o Center for Liveable Cities (CLC) de Singapura. 

"Essa integração abre caminho para uma cooperação mais estreita entre São Paulo e os participantes da Rede. Já havíamos iniciado uma aproximação com o CLC em maio, e o encontro em Seul permitiu alinhar uma missão do centro em nossa cidade em novembro", relata Camila. 

Outro ponto estratégico discutido foi a convocatória para o Instituto Internacional de Formação da Metropolis (MITI), para o qual São Paulo avalia se candidatar como um centro de formação, aproveitando infraestruturas como a da Escola Municipal de Administração Pública de São Paulo (EMASP). 

São Paulo em destaque no palco global

Durante o congresso, políticas públicas de São Paulo ganharam visibilidade internacional. O controlador geral do município, Daniel Falcão, apresentou o Índice de Governança e Integridade (IGI) no painel "Urban Solutions Spotlight", destacando os avanços da cidade em transparência, controle interno e promoção de igualdade de gênero. 

Além disso, a política pública Centro de Intermediação de Libras (CIL), da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPED), foi reconhecida como semifinalista do Seoul Smart City Prize 2025 na categoria Tech-InnovaCity, mostrando que São Paulo está entre as melhores cidades com iniciativas inovadoras em tecnologia e inclusão. 

Seul é referência em Mobilidade Sustentável 

No último dia de atividades, a comitiva, que incluía a secretária municipal de Urbanismo e Licenciamento (SMUL), Elisabete França, realizou uma visita técnica ao Hangang Bus, o novo sistema de transporte aquático de Seul. Inaugurado em setembro de 2025, o sistema opera com embarcações elétricas e híbridas com capacidade para 199 passageiros, integrando-se à rede de transporte da cidade.  

A experiência serviu como uma importante referência para São Paulo, que busca modernizar e expandir seu próprio sistema de transporte aquático, operado pela Aquático-SP. "A visita permitiu observar a operação eficiente e sustentável, fornecendo uma compreensão valiosa para investirmos em embarcações maiores, propulsão limpa e melhor integração modal", conclui Camila. 

 

collections
Galeria de imagens