Notícia na íntegra

Segunda-feira, 22 de Setembro de 2025 | Horário: 12:14
Compartilhe:

Prefeitura consolida maior frota de ônibus elétricos do Brasil com 120 novos veículos

Entrega feita nesta segunda-feira (22), Dia Mundial sem Carro, evitará a emissão de 10,4 mil toneladas de gás carbônico (CO2) na atmosfera por ano

Reforçando o compromisso da Prefeitura de São Paulo com a mobilidade de baixa emissão de carbono e o combate às mudanças climáticas, o prefeito Ricardo Nunes entregou, na manhã desta segunda-feira (22), mais 120 novos ônibus elétricos para transportar a população da capital. Agora, a frota municipal passa a contar com 760 ônibus movidos a bateria, que se somam aos 201 trólebus, chegando a 961 coletivos totalmente sustentáveis.

Com a nova entrega, a cidade deixa de emitir 10,4 mil toneladas de gás carbônico (CO2) na atmosfera por ano, já que cada ônibus movido a diesel emite, anualmente, 87 toneladas. Assim, cada ônibus novo é equivalente ao plantio de 6,4 mil árvores na cidade e também deixa de consumir 35 mil litros de diesel por ano, gerando economia aliada à sustentabilidade.

Segundo o prefeito Ricardo Nunes, a cidade de São Paulo é referência no Brasil em ações focadas em sustentabilidade e meio ambiente. “A gente vem tendo um avanço superimportante com ônibus não poluentes, silenciosos, que proporcionam mais qualidade de vida a motoristas, cobradores e passageiros”, destacou, lembrando que alguns dos novos veículos estão equipados com câmeras do programa Smart Sampa.

A ampliação da frota movida a bateria melhora a qualidade do ar para toda a população e também resulta em viagens mais confortáveis e sustentáveis. Todos os coletivos novos são equipados com ar-condicionado, tomadas USB para recarga de dispositivos móveis e Wi-Fi. Além disso, os veículos elétricos emitem menos ruídos, tornando a viagem dos colaboradores que trabalham nestes ônibus mais agradável.

Motorista há 18 anos, Simone de Lima conta que passou a chegar em casa após o trabalho mais disposta depois de começar a dirigir um veículo elétrico. “Além de ser muito mais confortável, o ônibus não faz ruído, e você não precisa trabalhar com protetor auricular. Além de ser bom para o meio ambiente, também é bom para nós, os trabalhadores”, contou.

A cidade também fica mais segura. Dos ônibus entregues, 10 deles têm câmeras do Smart Sampa instaladas, chegando a um total de 20 coletivos com os equipamentos.

O lote apresentado foi viabilizado com financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), da Caixa Econômica Federal e do Banco do Brasil.

BESS – Sistema Inovador

Na última quinta-feira (18), foi dado início a um projeto inovador na cidade de São Paulo. A Prefeitura, por meio da SMT e da SPTrans, já deu anuência técnica para a instalação dos dois primeiros projetos de BESS (Battery Energy Storage System) em garagens das zonas Sul e Oeste. 

"Na semana passada, assinamos a anuência técnica para instalação dos seis primeiros BESS em duas empresas que compõem todo o nosso sistema. Só com essa ação com 4,5 MW disponíveis em cada BESS, nós somos capazes de carregar de forma independente do distribuidor, ou seja, reduzindo a dependência do distribuidor, 120 ônibus no primeiro ciclo. Caso as operadoras adotem dois ciclos, são 240 ônibus. Ou seja, o BESS de fato agora já é realidade", explicou o secretário de Mobilidade Urbana e Transporte, Celso Caldeira.

Os sistemas serão instalados em até 90 dias nas garagens da A2 e Auto Bless.  Com a inovação, as concessionárias passam a ter maior capacidade para carregamento dos ônibus elétricos a bateria.

Com a implantação do BESS nas garagens de ônibus da cidade, medida inovadora no país, a Prefeitura de São Paulo irá ampliar a infraestrutura de carregamento dos ônibus elétricos a bateria, aproveitando a oferta de energia de oportunidade proporcionada pelo equipamento. A adoção dessa nova tecnologia possibilita avançar ainda mais no cumprimento do Programa de Metas, que prevê ônibus de energia limpa em substituição ao diesel.

A inovação chega à cidade sem custos para a gestão municipal. A implantação cabe a Huawei, empresa chinesa fornecedora do equipamento, e ao grupo Matrix Energia. Pelo acordo, todo o investimento em capital (capex) e em implantação será feito pelo Grupo Matrix.

Mídias

collections
Galeria de imagens

SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail:
  imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Facebook I  Twitter I  Instagram I  TikTok I  YouTube I  Acervo de Vídeos I  LinkedIn