Parelheiros
Ações e Programas
A Execução Orçamentária consiste no cumprimento das regras para a realização da despesa tributária, conforme a disponibilidade financeira da Prefeitura Municipal de São Paulo (PMSP). Dessa forma, a execução orçamentária pode ser entendida como a trajetória da despesa pública, com identificação das condições de seu início e seu término.
O Plano Plurianual (PPA), previsto no art. 165, I da Constituição Federal, é o principal instrumento de planejamento público para orientação estratégica e o estabelecimento de prioridades e metas. Materializado por meio de Programas e Ações da PMSP, o PPA apresenta as despesas de capital e custeio decorrente de todas as áreas do governo, dando transparência à aplicação dos recursos e aos resultados obtidos.
A programação da execução orçamentária deverá seguir o disposto na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), prevista no art. 165, II da Constituição Federal, que é o instrumento, de iniciativa do Poder Executivo, para o estabelecimento de metas e prioridades do exercício financeiro da PMSP, pelo período de um ano. Além disso, a execução orçamentária deverá atender as receitas vinculadas às finalidades específicas, independentemente do exercício de ingresso.
Nesse sentido, a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) prevê a realização das despesas de capital para o exercício seguinte e confere a possibilidade de realização mais imediata do PPA. Além disso, tem como função a orientação da elaboração da Lei Orçamentária Anual (LOA), que dispõe sobre as alterações na legislação tributária, o estabelecimento da política de aplicação das agências financeiras oficiais de fomento e a manutenção do equilíbrio entre receitas e despesas.
A LOA também institui critérios e formas de limitação de empenho, a determinação das normas relativas ao controle de custos, e a avaliação dos resultados dos programas financiados com recursos dos orçamentos, estabelecendo condições e exigências para transferências de recursos a entidades públicas e privadas.
Outras informações a respeito dos instrumentos de orçamento público podem ser encontradas site da Secretaria Municipal da Fazenda e na página de Receitas e Despesas do Portal de Transparência.
| Orçado | Atualizado* | Empenhado | Liquidado | 
|---|---|---|---|
| 
			 R$ R$ 58.554.709,00  | 
			
			 R$ 79.652.837,79  | 
			
			 R$ 58.675.124,06  | 
			
			 R$ 49.311.984,30  | 
		
*Informações atualizadas em 26/05/2025
** Fonte: Sistema de Orçamento e Finanças - SOF
| Orçado | Atualizado* | Empenhado | Liquidado | 
|---|---|---|---|
| 
			 R$ R$ 66.235.097,00  | 
			
			 R$ 148.367.367,61  | 
			
			 R$ 140.012.372,09  | 
			
			 R$ 104.168.830,71  | 
		
*Informações atualizadas em 31/12/2024
** Fonte: Sistema de Orçamento e Finanças - SOF
| Orçado | Atualizado* | Empenhado | Liquidado | 
|---|---|---|---|
| 
			 R$ 47.407.525,00  | 
			
			 R$ 175.783.814,77  | 
			
			 R$ 173.325.194,87  | 
			
			 R$ 92.400.005,19 
  | 
		
*Valores atualizados até 31.12.2024
 
| Orçado | Atualizado* | Empenhado | Liquidado | 
|---|---|---|---|
| 
			 R$ 83.368.309,00  | 
			
			 R$ 170.454.289,36  | 
			
			 R$ 145.439.891,20  | 
			
			 R$ 95.367.312,69  | 
		
**Informação atualizada em 01/12/2022
| Orçado | Atualizado | Empenhado | Liquidado | 
|---|---|---|---|
| 
			 R$ 68.496.246,09  | 
			
			 R$ 67.150.308,57  | 
			
			 R$ 51.240.093,92  | 
			
			 R$ 36.566.805,10  | 
		
| Orçado | Atualizado | Empenhado | Liquidado | 
| 
			 R$ 42.448.894,00  | 
			
			 R$ 131.023.150,85  | 
			
			 R$ 126.127.947,48  | 
			
			 R$ 119.701.178,60  | 
		
| Orçado | Atualizado | Empenhado | Liquidado | 
|---|---|---|---|
| 
			 R$ 31.128.727,00  | 
			
			 R$ 28.791.435,94  | 
			
			 R$ 28.369.763,40  | 
			
			 R$ 25.520.721,02  | 
		
| Orçado | Atualizado | Empenhado | Liquidado | 
|---|---|---|---|
| 
			 R$ 37.332.812,00  | 
			
			 R$ 26.024.010.93  | 
			
			 R$ 25.902.281,73  | 
			
			 R$ 24.268.255,39  | 
		
| Orçado | Atualizado | Empenhado | Liquidado | 
|---|---|---|---|
| 
			 R$ 31.663.662,00  | 
			
			 R$ 24.089.930,14  | 
			
			 R$ 21.791.637,27  | 
			
			 R$ 21.415.806,98  | 
		
| Orçado | Atualizado | Empenhado | Liquidado | 
|---|---|---|---|
| 
			 R$ 37.075.215,00  | 
			
			 R$ 25.158.321,57  | 
			
			 R$ 24.357.857,69  | 
			
			 R$ 22.532.088,26  | 
		
* Informação atualizada ao final de cada ano.
*** Fontes: http://orcamento.sf.prefeitura.sp.gov.br/orcamento/execucao.php
Acesse o quadro detalhado de despesas.
*Escolha o ano que deseja consultar e o formato de arquivo (PDF, XLS e ODS).
*Nestes arquivos estão os orçamentos detalhados de todas as Secretarias e Subprefeituras. Entre, escolha o formato de arquivo e pesquise a palavra "Parelheiros".
Acesse mais detalhes do orçamento de toda a Prefeitura também no Portal da Transparência
Para pesquisar as informações sobre Repasses e Transferências, acesse a página Repasses e Transferências de Recursos Financeiros no Portal da Transparência, e a página Emendas Parlamentares.
Acesse também informações relativas às diárias e passagens aéreas dos servidores públicos municipais, na página Diárias e Passagens no Portal da Transparência.
Informações sobre Obras Públicas podem ser acessadas no Portal Obras Abertas
Programa de Metas
O Programa de Metas define as prioridades do governo, as ações estratégicas, os indicadores e as metas quantitativas para cada um dos setores da administração. É possível consultar o conteúdo do programa e acompanhar o desenvolvimento das metas:
Acesse o Programa de Metas 2025-2028
Metas vinculadas a Subprefeitura Parelheiros no Programa de Metas 2025-2028:
03 - Realizar o Projeto Árvores de São Paulo, que vai promover o plantio de 200 mil árvores e ampliar e diversificar a cobertura vegetal da cidade.
04 - Alcançar 11,4% de tratamento de materiais recicláveis, colocando São Paulo em um novo patamar de sustentabilidade.
11 - Realizar obras de canalização de córregos e contenção de encostas em 14 áreas prioritárias do Plano Municipal de Redução de Riscos, protegendo famílias que residem em áreas de alto risco.
48 - Recuperar 10.000.000 de metros quadrados de vias públicas com asfalto novo, para aumentar a segurança viária e a fluidez do trânsito.
49 - Pavimentar 400.000 metros quadrados de vias de terra para melhorar a infraestrutura urbana e as condições de mobilidade na cidade.
Programa de Integridade e Boas Práticas – PIBP
O Programa de Integridade e Boas Práticas consistente no conjunto de mecanismos e procedimentos internos destinados a detectar e prevenir fraudes, atos de corrupção, irregularidades e desvios de conduta, bem como a avaliar processos objetivando melhoria da gestão de recursos, para garantir a transparência, a lisura e a eficiência.
Conforme Decreto Municipal 59.496/2020 e a Portaria CGM 117/2020, os órgãos e entidades da Administração Direta e Indireta do Município deverão implementar o Programa de Integridade e Boas Práticas - PIBP, estruturados nos seguintes eixos fundamentais:
- I - Comprometimento e apoio da alta administração;
 - II - Existência de unidade responsável no órgão ou na entidade;
 - III - Análise, avaliação e gestão dos riscos associados ao tema da integridade;
 - IV - Monitoramento contínuo dos atributos do programa de integridade.
 
Saiba mais sobre o Programa de Integridade e Boas Práticas. Em caso de dúvidas, entre em contato através do e-mail: cgmpibp@prefeitura.sp.gov.br
PLANO DE INTEGRIDADE E BOAS PRÁTICAS DA SUBPREFEITURA PARELHEIROS (1º semestre/2024):
www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/subprefeituras/upload/PIBP_Versao_final.pdf
Plano de Ação da Agenda 2030
A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU) é adotada como uma diretriz de políticas públicas em âmbito municipal, conforme estabelecido pela Lei Municipal nº 16.817/2018. A Agenda está integrada a outros instrumentos de planejamento, orçamento e gestão, incluindo o Plano Plurianual (PPA), a Lei Orçamentária Anual (LOA), o Programa de Metas e os planos setoriais da cidade. Cada órgão municipal tem compromissos específicos definidos na Agenda Municipal 2030 e em seu respectivo Plano de Ação, que tem um período de quatro anos, alinhados às suas áreas de atuação. O monitoramento das ações vinculadas à Agenda 2030 é concentrado na Secretaria Executiva de Planejamento e Entregas Prioritárias (SEPEP), integrante da Secretaria de Governo Municipal. Para consultar mais detalhes acesse o Plano de Ação da Agenda 2030. 
“A Subprefeitura Parelheiros ainda não possui plano setorial vinculado a Agenda 2030.”
>>>Projeto Diálogo Aberto promovido pela Coordenadoria de Governo Aberto, em parceria com a Subprefeitura Parelheiros<<<
O Diálogo Aberto é um projeto anual que tem como objetivo principal prestar contas para a população sobre diferentes ações que foram realizadas na região ao longo do período proposto. A prestação de contas acontece através da preparação e disponibilização de relatórios anuais.
O relatório reúne os dados de gestão da Subprefeitura Parelheiros semestralmente e apresenta informações da Coordenadoria de Projetos e Obras (CPO), Coordenadoria de Planejamento e Desenvolvimento Urbano (CPDU), Coordenadoria de Administração e Finanças (CAF), Supervisão de Esporte e Lazer, Cultura e Habitação, Defesa Civil e Praça de Atendimento.
- Relatório de obras e ações | 1° semestre de 2017
 - Relatório de obras e ações | 2° semestre de 2017
 - Relatório de obras e ações | 1° semestre de 2018
 - Relatório de obras e ações | 2° semestre de 2018
 - Relatório de obras e ações | 1° semestre de 2019
 - Relatório de obras e ações | 2° semestre de 2019
 - Relatório de obras e ações | 1° semestre de 2020
 - Relatório de obras e ações | 2° semestre de 2020
 - Relatório de obras e ações | Anual de 2021
 - RELATÓRIO DIÁLOGO ABERTO 2022
 - RELATÓRIO DIÁLOGO ABERTO 2023/2024
 
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