Mooca

Terça-feira, 8 de Julho de 2025 | Horário: 12:36
Compartilhe:

Pari em números: Zeladoria e Limpeza Reforçadas no Distrito

Subprefeitura Mooca atua com rigor na execução dos serviços e na fiscalização das infrações

Com 120 ruas, que somam mais de 50 quilômetros de extensão, e uma população superior a 17 mil pessoas, o Distrito do Pari é marcado pela dualidade entre o comércio pujante, que atrai pessoas de todo o Brasil, e as áreas residenciais. A Federação dos Varejistas e Atacadistas do Brás (Fevabrás) estima que cerca de 500 mil pessoas circulam diariamente pela região. A entidade também destaca que, apenas nos 70 shoppings da área, cerca de 17.500 lojistas atuam todos os dias. 

teste
Mutirão de zeladoria na Praça Padre Bento
Crédito: Tâmara Santos / Subprefeitura Mooca

Entre públicos distintos, os desejos e demandas se convergem: quem chega cedo para trabalhar quer a rua limpa, e quem volta tarde do trabalho, também. Para atender a todos, a Subprefeitura Mooca mantém um cronograma de zeladoria robusto na região. No Pari, a varrição é realizada diariamente, e aproximadamente 950 toneladas de resíduos são coletadas por mês no eixo Brás/Pari. Esses números demonstram que nunca se fez tanto quanto é feito agora. Além da varrição manual, a varrição mecanizada percorre 67 quilômetros por semana, intensificando ainda mais a limpeza.

O Pari cresceu às margens do Rio Tamanduateí, atraindo imigrantes italianos e árabes no final do século XIX, que contribuíram para consolidá-lo como um importante polo comercial. Com a industrialização, pequenas fábricas e galpões impulsionaram a urbanização, mas também trouxeram desafios que persistem até hoje. Para enfrentá-los, novas soluções são constantemente implementadas.

Equipe de hidrojato realiza limpeza em boca de lobo
Crédito: Tâmara Santos / Subprefeitura Mooca

Na cidade de São Paulo, o calendário do Cata-Bagulho é mensal. No distrito do Pari, junto com o Brás e o Belém, esse serviço é realizado duas vezes por mês. Para reduzir o risco de alagamentos, a limpeza de bocas de lobo, bueiros e galerias foi intensificada. Mensalmente, são limpos 1.089 bueiros, número que corresponde ao total de bueiros existente no distrito.

A Subprefeitura Mooca tem se empenhado para atender às inúmeras demandas da região. Muita coisa já foi realizada, mas ainda há muito a ser feito. Nas limpezas de praças, capinação, corte de grama, poda e instalação de papeleiras, o trabalho vem sendo intensificado e monitorado, buscando garantir que quem sai e quem chega encontre qualidade nos serviços.

As equipes de zeladoria seguem com rigor o cronograma de zeladoria – que pode ser conferido no site na subprefeitura Mooca. Contudo, a população pode – e deve – colaborar, utilizando os canais do SP156 por telefone, WhatsApp, site ou aplicativo, solicitando serviços sempre que necessário ou denunciando o descarte irregular para fiscalização. Somente neste ano, mais de 200 mil reais em multas já foram aplicados na região do Pari por desrespeito à legislação de limpeza urbana.

collections
Galeria de imagens