Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente
São Paulo promove plantios e atividades na Semana da Árvore
Fotografia por: Daniel Reis / Acervo SVMA
A Secretaria do Verde e do Meio Ambiente (SVMA) deu início, no último domingo (21), às comemorações do Dia da Árvore em São Paulo. A programação integra a Campanha Permanente de Incentivo à Arborização e se estende até 26 de setembro com plantios, oficinas e atividades culturais distribuídas pelas quatro regiões da capital. Nomeada como “Semana da Árvore”, a iniciativa busca envolver a população em práticas de cuidado ambiental e destacar a importância das áreas verdes para a qualidade de vida urbana. Confira a programação completa no link.
Desde 2021, São Paulo já contabilizou o plantio de mais de 310 mil novas árvores, incluindo de incrementos, compensatórios e de reparação ambiental. Só neste ano, já foram mais de 80 mil mudas plantadas em diversas regiões da cidade, reforçando o compromisso da Prefeitura com a arborização na cidade.
Nesta segunda-feira (22), a programação contempla novos plantios no CEU Alto Alegre, no CEI Indir Julio Lamas Rivera e nos parques Nabuco e Natural Varginha. Na região central, a Universidade Aberta do Meio Ambiente e Cultura de Paz (UMAPAZ) recebe curso sobre Sistemas Agroflorestais (SAFs), voltado a técnicas de uso e manejo da terra. Também fazem parte da agenda uma apresentação de dança no Parque Linear do Ribeirão Cocaia e uma oficina de Kokedama com orquídeas resgatadas, realizada na rua Pedro Peccinini.
As atividades seguem ao longo da semana, com plantios no Parque Severo Gomes, Cordeiro, Linear Água Podre, Cantinho do Céu e no Parque da Independência, além de oficinas de artesanato sustentável, dança rítmica e uma oficina de coroamento de árvores na UMAPAZ, no Parque Benemérito José Brás e no Parque Linear do Ribeirão Cocaia.
“A Semana da Árvore é um projeto que valoriza cada muda já plantada e reforça o compromisso de ampliar os plantios na nossa cidade. Até a COP30, alcançaremos a meta de mais de 120 mil plantios em 2025, em mais uma ação para construir uma São Paulo mais verde e sustentável para todos”, afirma o Secretário do Verde e do Meio Ambiente, Rodrigo Ashiuchi.
Fotografia por: Daniel Reis / Acervo SVMA
História do Dia da Árvore
A primeira celebração em homenagem às árvores aconteceu em Araras, no dia 7 de junho de 1902, quando o naturalista Alberto Löfgren, então diretor do Horto Botânico de São Paulo, organizou um evento que reuniu cientistas, autoridades públicas e sociedade civil. Nesse dia, mais de 240 mudas vindas do Horto Botânico foram plantadas por cerca de 600 crianças.
A celebração se repetiu ao longo dos anos, porém só foi oficialmente instituída pelo Decreto nº 55.795, de 24 de fevereiro de 1965, que tem por objetivo difundir ensinamentos sobre a conservação das florestas e estimular a prática de aprendizagem, além de divulgar a importância das árvores no progresso da país e no bem-estar de todos os cidadãos.
Tendo em vista as diferenças climáticas do Brasil, o documento também atribui datas diferentes para a celebração. Nas regiões Norte e Nordeste as festividades ocorrem na última semana de março e nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, no dia 21 de setembro.
Siga a SVMA nas redes sociais
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk