Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente

Quinta-feira, 2 de Outubro de 2025 | Horário: 11:00
Compartilhe:

Mapeamento das árvores de São Paulo com tecnologia inédita no país tem início nesta quarta-feira (01) na Vila Mariana

Inventário da arborização urbana deverá ser concluído em até três anos e prevê catalogar mais de 650 mil árvores
A imagem mostra um grupo de 11 pessoas posando para a foto em via pública arborizada, ao lado de um veículo verde identificado com logotipos da Prefeitura de São Paulo e do “Inventário Arbóreo”. O carro tem equipamentos de mapeamento instalados no teto, incluindo câmeras e sensores, além de adesivos com os dizeres “São Paulo mais verde” e “Inventário Arbóreo”. O grupo é formado por homens e mulheres, alguns em trajes sociais (camisa, calça social, blazer), outros em roupas mais casuais, como saias, vestidos e camisetas. Entre eles, destaca-se à esquerda a mulher de calça florida, que é a coordenadora da Divisão de Arborização Urbana, e à direita do carro, de calça social e camisa azul-clara, o secretário da SVMA, Rodrigo Ashiuchi. Ao fundo, aparecem árvores altas e prédios residenciais de médio e grande porte, compondo a paisagem urbana. O clima é de dia ensolarado, com céu parcialmente claro.
Foto: Acervo SVMA

A Prefeitura de São Paulo deu início nesta quarta-feira (01), ao processo do Inventário da Arborização Urbana, que vai reconhecer e catalogar as mais de 650 mil árvores nas ruas da cidade por meio de uma tecnologia inédita no país. O equipamento, com câmera 360º que emite pulsos a laser para identificação dos exemplares, foi acoplado a um veículo, que começou a percorrer as vias públicas da capital paulista, especificamente do distrito da Vila Mariana. O mapeamento deverá ser concluído em até três anos. 

Com um investimento de R$18,8 milhões, o inventário alia inovação e inteligência artificial com a  tecnologia Light Detection and Ranging (LIDAR), para identificar as árvores e suas características como espécie, diâmetro do tronco (DAP), inclinação, altura total e da primeira bifurcação, volume da copa, localização georreferenciada e o estado geral. O sistema também apontará áreas adequadas para novos plantios, seguindo o Manual Técnico de Arborização Urbana, permitindo uma gestão arbórea mais eficiente e assertiva, reduzindo possíveis riscos de queda. 

O primeiro dia de operação foi acompanhado pelos secretários do Verde e do Meio Ambiente, Rodrigo Ashiuchi, e de Subprefeituras, Fabrício Cobra, além do subprefeito Rafael Minatogawa, que reforçaram a importância do inventário para consolidar uma base de dados que será compartilhada entre as pastas, garantindo mais planejamento estratégico para o manejo das árvores e zeladoria.  

“Esse é um investimento histórico e necessário para São Paulo. Estamos falando de planejamento para o presente e para o futuro, garantindo qualidade de vida, redução de riscos e mais áreas verdes para a população por meio de uma alta tecnologia pioneira no país. É gratificante acompanhar o início deste processo, sobretudo pelo legado que vai deixar na cidade”, endossa Ashiuchi. 

Nos três primeiros meses, o inventário será realizado em um distrito por vez, antes da ampliação para os 96 distritos da cidade. Após a conclusão do cronograma na Vila Mariana, o veículo irá percorrer as regiões do Jabaquara e Tatuapé. A partir de janeiro, a previsão é que dez regiões sejam atendidas simultaneamente com novos veículos híbridos.  

Tecnologia de ponta

A execução do projeto é da empresa Metro Cúbico Engenharia, responsável pela coleta e análise técnica. O levantamento utiliza um Sistema de Mapeamento Móvel (MMS) com sensores LIDAR instalados no veículo. O equipamento emite pulsos a laser em 360°, alcançando até 300 metros de distância e 30 metros de altura, enquanto um sistema de navegação de alta precisão garante o georreferenciamento.

As informações coletadas geram uma nuvem de pontos em 3D, processada por algoritmos de Inteligência Artificial, que identificam automaticamente as árvores e produzem imagens, fotografias e descrições detalhadas. Os dados serão integrados a uma plataforma municipal de gestão da arborização.

A imagem mostra o ícone da ODS 9 “indústria, inovação e infraestrutura”, representada por um ícone laranja, com um desenho de 3 cubos interligados   A imagem mostra o ícone da ODS 11 “cidades e comunidades sustentáveis”, representada por um ícone amarelo, com o desenho de prédios e casas brancas   O segundo ícone é a ODS 15 "Vida Terrestre", representada por um ícone verde, com o desenho de uma árvore com duas linhas horizontais abaixo e dois pássaros voando ao lado

Siga a SVMA nas redes sociais 

logótipo do Instagram, uma das redes sociais mais populares para partilha de fotos e vídeos. O ícone tem um design moderno com um gradiente de cores que vai do roxo ao laranja, e no centro está uma câmara estilizada em branco, com um círculo no meio — simbolizando a lente.  Este logótipo é facilmente reconhecido e simboliza criatividade, expressão visual e ligação social.ícone do Facebook Cor de fundo: Azul, uma das cores principais da marca desde a sua criação.  Símbolo: A letra "f" minúscula em branco, estilizada e centrada no ícone.  Formato: Quadrado com cantos arredondados, adaptado para aplicações móveis e redes sociais.  Este ícone representa a aplicação principal do Facebook, usada para comunicar, partilhar conteúdos, seguir páginas e interagir com amigos e comunidades.o logótipo da plataforma YouTube, mas com um estilo ligeiramente diferente:  O ícone tradicional de reprodução (um triângulo branco) está centrado dentro de um círculo branco.  Este círculo está por sua vez inserido num quadrado com cantos arredondados de cor vermelha.  Este estilo é frequentemente usado em versões alternativas do ícone do YouTube, como para representar o YouTube Live, YouTube Shorts ou versões adaptadas para apps móveis ou smart TVs.logótipo da plataforma X, anteriormente conhecida como Twitter: O ícone é um fundo preto com uma letra "X" estilizada em branco no centro.  O design é moderno e minimalista, adotado após a rebranding da marca Twitter para X.com, sob a liderança de Elon Musk.O ícone do TikTok apresenta um símbolo musical estilizado que se assemelha a uma nota musical com um efeito vibrante e tridimensional. A nota está desenhada com uma combinação de cores vibrantes  geralmente azul-ciano, rosa-fúcsia e branco sobre um fundo preto

collections
Galeria de imagens