Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente
Festa das Cerejeiras 2025 no Parque do Carmo bate recorde de público com mais de 1,7 milhão de visitantes
Fotografia: Daniel Reis / Acervo SVMA
O Parque do Carmo foi palco de uma celebração histórica nos dois últimos fins de semana com a 45ª edição da Festa das Cerejeiras. O evento, que exalta a beleza da florada das sakuras e a riqueza da cultura japonesa, bateu recorde de público atraindo mais de 1,7 milhão de pessoas para prestigiar a programação, tornando esta a maior edição da festividade desde sua criação, em 1978.
Realizada pela Federação Sakura e Ipê do Brasil, em parceria com a Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente (SVMA), a festa foi realizada nos dias 25, 26 e 27 de julho, e 1, 2 e 3 de agosto. O segundo fim de semana foi o mais movimentado, com destaque para o domingo (3/8), que sozinho recebeu mais de 840 mil visitantes, número que consolidou o novo recorde do evento.
Ao longo dos seis dias, o público pôde conferir uma intensa programação cultural e gastronômica, com apresentações de danças folclóricas, shows de Taiko (tambores japoneses), oficinas culturais, atividades no Bosque das Cerejeiras e sessões no planetário. A praça de alimentação, com pratos típicos japoneses e brasileiros, também foi um dos grandes atrativos.
“A Festa das Cerejeiras é um dos maiores encontros culturais e ambientais da cidade. Ver esse público tão expressivo nos mostra como o paulistano valoriza a conexão com a natureza e com as tradições culturais, além de consolidar a qualidade e função social do Parque do Carmo, como um importante espaço de lazer em São Paulo”, afirma o secretário municipal do Verde e do Meio Ambiente, Rodrigo Ashiuchi.
Fotografia: Daniel Reis / Acervo SVMA
Parque em obras, mas de portas abertas
Mesmo com obras de requalificação em andamento, o Parque do Carmo manteve sua estrutura apta para receber o grande volume de visitantes. As intervenções visam modernizar e ampliar a infraestrutura do local. Atualmente, estão sendo executadas as obras de implantação do Núcleo Esportivo, um novo espaço de Educação Ambiental e fonte interativa, além de melhorias nos sanitários e sistema de iluminação.
São mais de R$80 milhões investidos em uma grande requalificação que busca tornar o parque ainda mais atrativo e acessível, elevando a qualidade da experiência dos frequentadores da zona leste da capital paulista.
Siga a SVMA nas redes sociais
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk