Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente

Quinta-feira, 7 de Agosto de 2025 | Horário: 10:00
Compartilhe:

Festa das Cerejeiras 2025 no Parque do Carmo bate recorde de público com mais de 1,7 milhão de visitantes

Em sua 45ª edição, tradicional celebração da cultura japonesa atrai público histórico em meio à florada das cerejeiras

Multidão se reúne em frente a um palco montado para a 45ª Festa das Cerejeiras, promovida pela Prefeitura de São Paulo. Uma mulher com traje tradicional japonês se apresenta no palco decorado com imagem de flores de cerejeira. A plateia acompanha atenta e animada, registrando o momento com celulares. O ambiente é cercado por árvores, compondo um cenário festivo ao ar livre, típico de celebrações culturais e sazonais.
Fotografia: Daniel Reis / Acervo SVMA

O Parque do Carmo foi palco de uma celebração histórica nos dois últimos fins de semana com a 45ª edição da Festa das Cerejeiras. O evento, que exalta a beleza da florada das sakuras e a riqueza da cultura japonesa, bateu recorde de público atraindo mais de 1,7 milhão de pessoas para prestigiar a programação, tornando esta a maior edição da festividade desde sua criação, em 1978.

Realizada pela Federação Sakura e Ipê do Brasil, em parceria com a Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente (SVMA), a festa foi realizada nos dias 25, 26 e 27 de julho, e 1, 2 e 3 de agosto. O segundo fim de semana foi o mais movimentado, com destaque para o domingo (3/8), que sozinho recebeu mais de 840 mil visitantes, número que consolidou o novo recorde do evento.

Ao longo dos seis dias, o público pôde conferir uma intensa programação cultural e gastronômica, com apresentações de danças folclóricas, shows de Taiko (tambores japoneses), oficinas culturais, atividades no Bosque das Cerejeiras e sessões no planetário. A praça de alimentação, com pratos típicos japoneses e brasileiros, também foi um dos grandes atrativos.

“A Festa das Cerejeiras é um dos maiores encontros culturais e ambientais da cidade. Ver esse público tão expressivo nos mostra como o paulistano valoriza a conexão com a natureza e com as tradições culturais, além de consolidar a qualidade e função social do Parque do Carmo, como um importante espaço de lazer em São Paulo”, afirma o secretário municipal do Verde e do Meio Ambiente, Rodrigo Ashiuchi. 

Pessoas caminham por um parque arborizado com diversas cerejeiras floridas, cujas flores cor-de-rosa dominam a paisagem. O caminho de terra é ladeado por árvores e vegetação, com visitantes apreciando o cenário e tirando fotos. Algumas pessoas estão sentadas em bancos, conversando ou observando o movimento. Ao fundo, há mais árvores e grupos reunidos sobre a grama em um clima de passeio e contemplação.
Fotografia: Daniel Reis / Acervo SVMA


Parque em obras, mas de portas abertas

Mesmo com obras de requalificação em andamento, o Parque do Carmo manteve sua estrutura apta para receber o grande volume de visitantes. As intervenções visam modernizar e ampliar a infraestrutura do local. Atualmente, estão sendo executadas as obras de implantação do Núcleo Esportivo, um novo espaço de Educação Ambiental e fonte interativa, além de melhorias nos sanitários e sistema de iluminação. 

São mais de R$80 milhões investidos em uma grande requalificação que busca tornar o parque ainda mais atrativo e acessível, elevando a qualidade da experiência dos frequentadores da zona leste da capital paulista. 
 

A imagem mostra o ícone da ODS 12 “consumo e produção responsável”, representada por um ícone laranja, com o desenho de uma seta formando o símbolo do infinitoO segundo ícone é a ODS 15 "Vida Terrestre", representada por um ícone verde, com o desenho de uma árvore com duas linhas horizontais abaixo e dois pássaros voando ao lado. A imagem mostra o ícone da ODS 16 "paz, justiça e instituições eficazes", representada por um ícone azul escuro, com o desenho de uma pomba segurando um ramo em seu bico, em cima de um martelo de juiz.

Siga a SVMA nas redes sociais 

logótipo do Instagram, uma das redes sociais mais populares para partilha de fotos e vídeos. O ícone tem um design moderno com um gradiente de cores que vai do roxo ao laranja, e no centro está uma câmara estilizada em branco, com um círculo no meio — simbolizando a lente.  Este logótipo é facilmente reconhecido e simboliza criatividade, expressão visual e ligação social.ícone do Facebook Cor de fundo: Azul, uma das cores principais da marca desde a sua criação.  Símbolo: A letra "f" minúscula em branco, estilizada e centrada no ícone.  Formato: Quadrado com cantos arredondados, adaptado para aplicações móveis e redes sociais.  Este ícone representa a aplicação principal do Facebook, usada para comunicar, partilhar conteúdos, seguir páginas e interagir com amigos e comunidades.o logótipo da plataforma YouTube, mas com um estilo ligeiramente diferente:  O ícone tradicional de reprodução (um triângulo branco) está centrado dentro de um círculo branco.  Este círculo está por sua vez inserido num quadrado com cantos arredondados de cor vermelha.  Este estilo é frequentemente usado em versões alternativas do ícone do YouTube, como para representar o YouTube Live, YouTube Shorts ou versões adaptadas para apps móveis ou smart TVs.logótipo da plataforma X, anteriormente conhecida como Twitter: O ícone é um fundo preto com uma letra "X" estilizada em branco no centro.  O design é moderno e minimalista, adotado após a rebranding da marca Twitter para X.com, sob a liderança de Elon Musk.O ícone do TikTok apresenta um símbolo musical estilizado que se assemelha a uma nota musical com um efeito vibrante e tridimensional. A nota está desenhada com uma combinação de cores vibrantes  geralmente azul-ciano, rosa-fúcsia e branco sobre um fundo preto

collections
Galeria de imagens