Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente

Segunda-feira, 29 de Setembro de 2025 | Horário: 10:00
Compartilhe:

Estudo acadêmico de servidor da Prefeitura de São Paulo é reconhecido como a melhor tese de doutorado em Geografia do país

Rodrigo Martins dos Santos, coordenador de Fiscalização Ambiental da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente, recebeu o prêmio neste mês em Macapá e reforça excelência técnica da administração municipal
A imagem mostra cinco pessoas posando para uma foto no palco de um evento acadêmico, diante de um grande banner em tons de azul, branco e lilás, com o logotipo de uma árvore estilizada e os dizeres “ENANPEGE – XVI Encontro Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia”. Da esquerda para a direita: o primeiro homem veste camisa azul-escura, calça bege e chapéu marrom, segurando um certificado e um troféu circular azul e branco; ao lado, uma mulher com vestido branco e verde estampado, sorridente; o terceiro é um homem de camisa rosa-clara e calça bege, segurando certificado; o quarto veste camisa preta e calça bege, também segurando certificado e troféu; e o quinto usa camisa branca com listras finas e calça clara, igualmente com certificado na mão. Todos trazem crachás azuis pendurados no pescoço e sacolas de tecido brancas com o logotipo do evento. Ao fundo, aparecem parte da bandeira do Brasil e cadeiras brancas de plástico, enquanto a frente do palco é decorada com arranjos de plantas em cestos de palha.
Foto:  Acervo SVMA

A Prefeitura de São Paulo conta com um corpo técnico de servidores altamente qualificados, que dedicam sua trajetória acadêmica e profissional a melhorar a vida da população. A recente premiação da tese de doutorado do coordenador de Fiscalização Ambiental da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente (SVMA), Rodrigo Martins dos Santos, durante a 15ª edição do maior encontro de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia do país, é um exemplo concreto da excelência presente na administração municipal da maior cidade da América Latina.

O evento em reconhecimento aos trabalhos acadêmicos foi realizado neste mês em Macapá, no Amapá, e consagrou o estudo “Refúgio Biocultural e Redução Desnaturada: Mapeamento da Desterritorialização de Povos Indígenas no Leste e Sudeste do Brasil (1500–2024)”, como a melhor tese de doutorado em Geografia do país, garantindo o prêmio “Aziz Nacib Ab’Sáber” ao autor. 

A pesquisa foi desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Geografia Física da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP), como requisito para obtenção do título de doutor em Geografia, na área de Geografia Física, e buscou compreender de que forma a redução da biodiversidade está diretamente relacionada à perda das culturas tradicionais. O estudo analisou essa conexão em seis estados: São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Bahia e Sergipe, com foco especial nos povos indígenas.

Ao receber o prêmio, Rodrigo Martins destacou a importância do reconhecimento: “Este prêmio representa não apenas um reconhecimento pessoal, mas também a relevância de pesquisas que integram meio ambiente e sociedade. O estudo evidencia como a degradação da biodiversidade impacta diretamente os modos de vida tradicionais, demonstrando a necessidade de políticas públicas que conciliam conservação ambiental e salvaguarda cultural.”

Para o secretário do Verde e do Meio Ambiente, o reconhecimento consolida o alto padrão técnico dos servidores do Executivo paulistano. “Esse nível de conhecimento fortalece as políticas públicas, garante decisões baseadas em evidências e assegura que nossa gestão esteja preparada para enfrentar desafios complexos com inovação e responsabilidade. A gestão parabeniza com muito orgulho este prêmio ao servidor, sobretudo pela contribuição na preservação da biodiversidade local”, finaliza. 

Na SVMA, Rodrigo atua como coordenador da Coordenação de Fiscalização Ambiental (CFA). Essa área é responsável por estabelecer normas e procedimentos de fiscalização, além de oferecer apoio técnico e administrativo às equipes de campo. Também cabe à CFA coordenar projetos de reparação de danos ambientais por meio de Termos de Ajustamento de Conduta (TACs), divulgar informações sobre legislações e áreas protegidas à população e promover a cooperação com órgãos municipais, estaduais e federais. A CFA gere o Núcleo de Valorização do Patrimônio Ambiental (NVPAT) que cuida do Programa de Pagamentos por Serviços Ambientais (PSA Mananciais), o DEMARCA que realiza a demarcação e sinalização do patrimônio ambiental municipal e por fim, o Projeto REGULAPARCS que trata da regularização fundiária de parques e unidades de conservação administrados pela SVMA.

A imagem mostra o ícone da ODS 4 “educação de qualidade”, representada por um ícone vermelho, com o desenho branco de um caderno e uma caneta A imagem mostra o ícone da ODS 11 “cidades e comunidades sustentáveis”, representada por um ícone amarelo, com o desenho de prédios e casas brancas O segundo ícone é a ODS 15 "Vida Terrestre", representada por um ícone verde, com o desenho de uma árvore com duas linhas horizontais abaixo e dois pássaros voando ao lado

Siga a SVMA nas redes sociais 

logótipo do Instagram, uma das redes sociais mais populares para partilha de fotos e vídeos. O ícone tem um design moderno com um gradiente de cores que vai do roxo ao laranja, e no centro está uma câmara estilizada em branco, com um círculo no meio — simbolizando a lente.  Este logótipo é facilmente reconhecido e simboliza criatividade, expressão visual e ligação social.ícone do Facebook Cor de fundo: Azul, uma das cores principais da marca desde a sua criação.  Símbolo: A letra "f" minúscula em branco, estilizada e centrada no ícone.  Formato: Quadrado com cantos arredondados, adaptado para aplicações móveis e redes sociais.  Este ícone representa a aplicação principal do Facebook, usada para comunicar, partilhar conteúdos, seguir páginas e interagir com amigos e comunidades.o logótipo da plataforma YouTube, mas com um estilo ligeiramente diferente:  O ícone tradicional de reprodução (um triângulo branco) está centrado dentro de um círculo branco.  Este círculo está por sua vez inserido num quadrado com cantos arredondados de cor vermelha.  Este estilo é frequentemente usado em versões alternativas do ícone do YouTube, como para representar o YouTube Live, YouTube Shorts ou versões adaptadas para apps móveis ou smart TVs.logótipo da plataforma X, anteriormente conhecida como Twitter: O ícone é um fundo preto com uma letra "X" estilizada em branco no centro.  O design é moderno e minimalista, adotado após a rebranding da marca Twitter para X.com, sob a liderança de Elon Musk.O ícone do TikTok apresenta um símbolo musical estilizado que se assemelha a uma nota musical com um efeito vibrante e tridimensional. A nota está desenhada com uma combinação de cores vibrantes  geralmente azul-ciano, rosa-fúcsia e branco sobre um fundo preto

collections
Galeria de imagens