Secretaria Executiva de Desestatização e Parcerias
PPP leva CEU Silvio Santos para a região de Cidade Ademar

O modelo inédito de Parceria Público-Privada (PPP) para a construção, manutenção e conservação dos Centros Educacionais Unificados (CEUs) fez mais um projeto virar realidade, com a entrega do CEU Silvio Santos, nesta terça-feira (10), na região de Cidade Ademar.
Com infraestrutura completa para a prática de atividades educacionais, culturais e esportivas, o complexo é a quarta unidade entregue a partir de parceria entre a Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Executiva de Desestatização, e a concessionária Integra.
O complexo tem capacidade para atender 6 mil pessoas por dia e, para a população, representa um sonho realizado. “É muito bom ver essas oportunidades chegando para a nossa região, e eu mesma pretendo frequentar bastante o espaço”, avaliou a moradora do bairro Americanópolis, Elisangela Marcia da Silva.
Durante a inauguração, o prefeito Ricardo Nunes destacou, ao lado das filhas do apresentador Silvio Santos, a importância de ampliar o acesso à educação e à cultura em regiões populosas como Cidade Ademar, com 410 mil habitantes, lembrando que, em breve, a região também contará com sua primeira Casa de Cultura.
“A minha vida inteira, desde criança, assim como a de vocês e a dos pais de vocês, foi orientada pelo valor do trabalho, pelo respeito às pessoas e pela importância de viver em harmonia. Ao homenagearmos aqui o Silvio Santos e o padre Tony, trazemos para este espaço aquilo que há de mais sagrado: o cuidado com nossas crianças, com nossos jovens e com nossos idosos”, afirmou o prefeito.
O CEU Silvio Santos também abriga a Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Padre Anthony John Conry, com capacidade para 540 alunos, dos 6 aos 14 anos de idade, que terão atendimento integral com jornada de 9 horas.
O primeiro lote de PPP de Novos CEUs prevê uma economia de R$ 45,2 milhões ao longo dos 25 anos de vigência contratual, segundo estudo de viabilidade realizado durante a licitação em 2022. “Todos as entregas deste ano foram um sucesso e isso reforça a qualidade dos projetos, com a entrega de melhores serviços públicos para a população, economia para os cofres públicos e geração de empregos em São Paulo”, disse o secretário de Desestatização e Parcerias, Luiz Fernando Machado.
Infraestrutura completa
O novo CEU Silvio Santos oferece uma estrutura diversificada e de qualidade para todas as idades. No bloco cultural, por exemplo, a população tem acesso à sala multiuso, de música e de audiovisual, além de estúdio de gravação, entre outros espaços. Já o bloco esportivo oferece piscina semiolímpica, quadras cobertas e ao ar livre, além das salas para práticas de ginástica, dança e artes marciais.
A unidade oferece infraestrutura moderna a soluções sustentáveis para economia de recursos e gestão de água e energia. São 192 placas fotovoltaicas que garantem uma economia de cerca de R$ 7 mil mensal com as despesas de energia. Além de um sistema de reuso e tratamento de água, com redução de consumo de cerca de 6 mil litros diariamente.
Fotos: Secretaria Municipal de Educação
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk