Controladoria Geral do Município
CGM-SP participa do 67º Congresso Estadual de Municípios com foco em segurança pública e governança
A Controladoria Geral do Município de São Paulo (CGM-SP) marcou presença no 67º Congresso Estadual de Municípios, realizado entre os dias 26 e 28 de agosto, no Estádio Municipal do Pacaembu, em São Paulo. O encontro, organizado pela Associação Paulista de Municípios (APM), reuniu gestores, especialistas e autoridades de todo o país em um espaço de diálogo sobre os principais desafios da gestão pública municipal.
Na quarta-feira (27/08), o Controlador Geral do Município, Daniel Falcão, participou do painel “Segurança Pública Municipal: Tecnologia, Prevenção e Integração”, no Plenário Principal – Auditório Franco Montoro. A mesa discutiu o uso de tecnologias como videomonitoramento e os debates em torno das Propostas de Emenda Constitucional (PECs) que tratam do papel dos municípios na segurança pública.
O painel contou ainda com a presença de Orlando Morando, Secretário de Segurança Pública de São Paulo; Fagoti Jr., Secretário Adjunto de Segurança Pública e coordenador do programa Smart Sampa; Ivan Francisco Pereira Agostinho, Subprocurador-Geral de Justiça Criminal do Ministério Público de São Paulo; e Arthur Trindade, professor titular da Universidade de Brasília e ex-Secretário de Segurança Pública do Distrito Federal. A mediação ficou a cargo de Wagner Costa, prefeito de Pariquera Açu e primeiro secretário da APM.
Já na quinta-feira (28/08), a Chefe de Gabinete da CGM-SP, Thalita Abdala Aris, participou do painel “Justiça, Tribunais de Contas e Órgãos de Controle”. O debate destacou o papel dos órgãos de controle externo na construção de uma gestão pública mais eficiente, transparente e orientada a resultados, com foco no Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEGM), nos novos parâmetros de governança fiscal e institucional e na Lei de Responsabilidade Fiscal.
Entre os convidados estavam representantes do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP), do Tribunal de Contas do Município de São Paulo (TCM-SP), da Procuradoria Geral do Estado e da Procuradoria Geral do Município de São Paulo, além de especialistas da área jurídica e de gestão.
A participação da CGM-SP no congresso reforça o compromisso do órgão com a promoção da transparência, integridade e governança, pilares fundamentais para o fortalecimento da gestão pública municipal e para a construção de cidades mais justas e democráticas.
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk