Subprefeitura Casa Verde

Segunda-feira, 21 de Julho de 2025 | Horário: 17:21
Compartilhe:

Favela 3D pode chegar à zona norte

Seis pessoas estão sentadas ao redor de uma mesa retangular de madeira em uma sala de reuniões. A mesa tem sobre ela alguns cadernos, mapas e celulares. Ao fundo, há três bandeiras: do estado de São Paulo, do Brasil e da cidade de São Paulo. Também há um grande mapa na parede.  No centro da mesa, um homem de camiseta branca, o subprefeito, , está com as mãos sobre o mapa. À sua direita, um homem de cabelo comprido e cacheado, usando uma blusa azul, fala .Ao lado dele, uma mulher de cabelos lisos e castanhos escuros o observa com atenção. Do outro lado da mesa, três homens — um de camiseta branca, um calvo de óculos e outro com colete escuro — acompanham a conversa.  O clima  sugere uma reunião institucional .

O Subprefeito  Valentim recebeu nesta segunda-feira, dia 21/07, o  coordenador do Projeto Favela 3D desenvolvido  pela ONG Gerando Falcões - Denis Pacheco.; Ângela Máximo , do IBRASAC - Instituto Brasileiro de Alianças Socioambiental Cultural – iBRASAC, juntamente como o chefe de gabinete  Michel Teodorio e o Coordenador do Governo Local - Vladimir Fernandes.   

Esse foi o primeiro contato da subprefeitura com as duas organizações   para conhecer melhor o projeto  e a fim de avaliar uma possível parceria para a implantação do Projeto Favela 3D na comunidade Beira-Mar, no distrito do Limão. 

De acordo com a Gerando Falcões, "o programa Favela 3D (Digna, Digital e Desenvolvida) é uma tecnologia social criada com a missão de interromper o ciclo de pobreza nas favelas. O objetivo do programa é erradicar a pobreza por meio de soluções baseadas em dados, ciência e inovação social. Para isso, o F3D conta com três eixos fundamentais que direcionam o foco e os resultados de cada projeto. São eles: urbanismo social, geração de renda e desenvolvimento social.  Além deles, vale destacar a participação transversal, que representa a colaboração dos moradores, que participam ativamente das decisões durante todo o processo de desenvolvimento da dignidade". 

Na cidade de São Paulo,  a Favela Haiti, na Vila Prudente,  é a quinta comunidade do país a receber o projeto. Todo o projeto é realizado em conjunto com os moradores com a perspectiva  de garantir espaços públicos de qualidade e moradia digna. Ao mesmo tempo, são trabalhadas ações como fortalecimento comunitário, empregabilidade, empreendedorismo, capacitações profissionais e acompanhamento individualizado das famílias.

collections
Galeria de imagens