Recursos de acessibilidade:
Criação: 24/06/25 19:36

'Hello! Can I help you?': Conheça o trabalho dos GCMs bilíngues de São Paulo

Guarda Civil Metropolitana oferece apoio aos turistas em inglês, espanhol, francês, italiano, japonês, russo, árabe e mandarim

Ouvir notícia
Clique para ouvir

Ler resumo da notícia

São Paulo, um dos principais destinos turísticos do Brasil, conta com um serviço exclusivo para visitantes estrangeiros: agentes da Guarda Civil Metropolitana (GCM) fluentes em diversos idiomas. Esses profissionais estão preparados para auxiliar desde orientações simples até situações de emergência, garantindo uma experiência mais segura e acolhedora na capital paulista.

Um dos casos emblemáticos ocorreu com um cidadão do Iêmen que teve seus documentos furtados. Com o apoio dos GCMs bilíngues, ele foi encaminhado à Polícia Federal para solicitar asilo humanitário, demonstrando a importância desse serviço.

"Atuamos em parceria com Centros de Apoio ao Imigrante, ajudando estrangeiros em situação vulnerável com documentação, cursos de português e até oportunidades de trabalho", explica a subinspetora Mara Marta Martins, intérprete de inglês, italiano e francês.

Atualmente, 20 agentes bilíngues atendem turistas em diversos idiomas, como inglês, espanhol, francês, italiano, japonês, russo, árabe e mandarim. Para facilitar a identificação, cada uniforme exibe a bandeira do país correspondente ao idioma falado. Eles estão prontos para atender os turistas em diferentes idiomas e em grandes eventos – como Carnaval, Parada do Orgulho LGBT+, Réveillon e grandes eventos esportivos, além de situações cotidianas.

A equipe já realizou milhares de atendimentos a visitantes de diversas nacionalidades, oferecendo: informações turísticas, orientação sobre transporte e segurança.

Os agentes atuam em locais de grande circulação, como Avenida Paulista, Mercado Municipal, Museu do Ipiranga e grandes eventos (como Virada Cultural, Carnaval e Fórmula 1).

GCMs bilíngues exibem bandeira de países no uniforme. Foto: Emerson de Lima/Secom
Guardas civis metropolitanos bilíngues levam bandeiras dos países no uniforme (Foto: Mateus Narcizo/SampaNews)


 

A Central Smart Sampa, localizada no Centro Histórico, é referência em monitoramento inteligente e também serve como ponto de apoio para turistas. O espaço oferece: atendimento bilíngue por GCMs especializados; infraestrutura completa (banheiros acessíveis, bebedouros, fraldário e tomadas para recarregar dispositivos eletroeletrônicos) e visitas guiadas para conhecer o sistema de câmeras inteligentes.


Tags relacionadas

Lorem Ipsum is simply
Mais vistos

conteúdos relacionados

Lorem Ipsum is simply